Educação
Rede municipal segue abaixo da meta no Ideb
Apesar de crescimento em comparação com anos anteriores, município não atingiu expectativas tanto em níveis iniciais quanto finais do ensino fundamental
Carlos Queiroz -
A rede municipal de ensino de Pelotas, apesar de ter crescido nas avaliações por séries iniciais e finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segue abaixo da meta estipulada em ambas as categorias. Os dados atuais foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A avaliação é feita a cada dois anos, considerando informações sobre a aprovação escolar e as médias de desempenho em avaliação prática. O índice considera alunos dos anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do Ensino Fundamental, além de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Com variação de zero a dez, ele tem estabelecido como meta atingir uma média nacional de seis pontos até 2022.
Na avaliação por anos iniciais, apenas 17 das 51 escolas municipais que ofertam este nível em Pelotas atingiram a meta. Além disso, 21 não tinham o número de participantes suficientes, não participaram ou não atenderam os requisitos necessários para ter o desempenho calculado. Neste índice, o Ideb observado do município foi de 5.2, quando a expectativa era de 5.3. Para a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Loreni Peverada, mesmo sem atingir a meta, houve uma melhora. Na última avaliação, em 2015, o município teve nota 4.8, quando a meta era 5.
O melhor índice dos anos iniciais é da Escola Garibaldi, localizada na Colônia Maciel. Ela obteve avaliação 6.9, enquanto a meta era 5.7. Já na Zona Urbana, a escola mais bem avaliada foi a Escola Ministro Fernando Osório, localizada nas Três Vendas. Com nota 6.8, quando a meta era 5.6, a instituição chegou à quinta avaliação consecutiva, superado as metas. Para a vice-diretora Janaína Bartels, a baixa desistência é um desses motivos. Além disso, os índices de reprovação na escola são baixos.
A coordenadora das séries iniciais da escola, Tatiane Fassbender, comemora o feito. "É uma conquista gradativa, começa no pré", explica. Uma das razões apontadas por ela para obter bons índices é a comunicação, criando uma gestão com participação da família, através de conversas e reuniões frequentes, aproximando todas as partes em favor do desenvolvimento da criança. O trabalho crescente para qualificar os alunos, o reforço escolar e o apoio dos professores também são citados como fatores que potencializam o rendimento do estudante.
Anos finais com menor rendimento
Na avaliação com alunos do 9° ano, apenas três, de 34 escolas que lecionam neste nível, atingiram as suas metas. Além disso, 18 não foram avaliadas. Os colégios Dona Maria Joaquina, Jacob Brod e Dona Mariana Eufrásia foram os únicos a superar a expectativa. Para o secretário de Educação do município, Arthur Corrêa, um dos motivos para isso é o alto índice de reprovações nos anos finais, fator que influencia nos dados.
Ele revela que, enquanto na fase inicial da vida escolar a média de reprovações dos alunos pelotenses é de 11%, nos anos finais chega a 25%. Já as desistências, no geral, não chegam a 0,5%, ocorrendo majoritariamente na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele garante que, não fosse pelas reprovações, o Ideb do município subiria dos 3.9 para 5.19, superando, assim, a meta.
Para tentar melhorar os índices, a Smed trabalha com ações para melhorar os parâmetros de educação no município, como acompanhamento mais frequente e detecção de falhas. A questão da vulnerabilidade social também é apontada pelo secretário, apontando zonas mais carentes como um dos focos para trabalhar na melhora do rendimento escolar.
Ensino Médio
Em 2017, o Colégio Municipal Pelotense foi a primeira escola municipal a participar da avaliação, obtendo um índice de 2.8. A projeção para 2019 é de 3.3, e de 3.5 em 2021.
Confira o rendimento histórico da rede municipal de Pelotas no Ideb
Rede municipal - Anos iniciais - 5º ano
Ano Ideb Observado Metas Projetadas
2005 3.6 ---
2007 3.6 3.7
2009 4.0* 4.0
2011 4.5* 4.4
2013 3.9 4.7
2015 4.8 5.0
2017 5.2 5.3
2019 --- 5.6
2021 --- 5.8
(* Atingiu a meta)
Rede municipal - Anos finais - 9° ano
Ano Ideb Observado Metas Projetadas
2005 3.2 ---
2007 2.9 3.2
2009 3.1 3.4
2011 3.4 3.7
2013 3.5 4.1
2015 3.7 4.5
2017 3.9 4.7
2019 --- 5.0
2021 --- 5.2
(Fonte: Inep)
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