Presente

Cooperativa ganha prensa hidráulica

Equipamento doado à vila Castilhos irá ajudar a aumentar os ganhos da entidade

Carlos Queiroz -

Mais uma instituição foi beneficiada com o saldo do Brechó Jurídico. A Cooperativa de Catadores de Lixo da vila Castilhos, em Pelotas, recebeu na tarde de quinta-feira (27) uma prensa hidráulica, máquina com a serventia de compactar o alumínio arrecadado. Com a doação, os lucros da cooperativa poderão quase dobrar, visto que o valor de venda do material, por quilo, passará de R$ 3,50 para R$ 6,00. Além disso, a aquisição chega para requalificar a mão de obra dos trabalhadores.

“Em passos curtos vamos chegando no nosso objetivo”, apontou o presidente da instituição, Jair Moreira. Com o equipamento, o resíduo deixará de ser embalado em bolsas para ser acondicionado em fardos. Isso faz com que o rendimento e, consequentemente, o lucro, aumentem. Moreira conta que a cooperativa teve início em 2012 com muitas dificuldades, pois não contava com nenhum maquinário e poucos recursos financeiros. Ao longo desses sete anos, máquinas foram adquiridas e o grupo de cooperados, maioria moradores da vila Castilhos, também cresceu. “Com a nova doação nossos lucros poderão dobrar, então nossa vida também irá melhorar”, comemorou.

Todo material chega ao local através do sistema de coleta seletiva, é triado, prensado e vendido. A cooperativa possui um convênio com o Sanep, órgão responsável pela entrega dos resíduos. Com a parceria, os cooperados passaram a receber um salário fixo mensal. Além desse valor, o lucro obtido semanalmente pela instituição é dividido igualmente entre todos.

A juíza da 4ª Vara do Trabalho e idealizadora do projeto, Ana Ilca Saalfeld, relembra que os lucros adquiridos no último Brechó beneficiarão sete instituições. A prensa hidráulica é a sexta entrega. “Esta foi a primeira doação a ser aprovada, pois é um projeto de dignidade e de trabalho”, enfatizou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para manter a violência longe  e os sonhos vivos Anterior

Para manter a violência longe e os sonhos vivos

Novo laboratório atrasa entrega dos exames de pré-câncer Próximo

Novo laboratório atrasa entrega dos exames de pré-câncer

Deixe seu comentário