Esperança

Cosulati aprova a formação de futura parceria

Decisão foi tomada em assembleia geral na tarde desta quarta, diante de duas propostas para constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE)

Divulgação -

O futuro da Cosulati segue em aberto, mas um importante passo foi dado na tarde desta quarta-feira (4). Depois de aproximadamente duas horas e meia de debates, a formação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) ficou aprovada em assembleia geral. Com o aval, a cooperativa fica autorizada a firmar parcerias através desta figura jurídica que será constituída a partir de agora. Nas próximas semanas, entretanto, a direção - através de novos debates com produtores - irá decidir qual das duas propostas será levada à frente.

Uma das alternativas foi apresentada pela Terra Livre, da cidade de Nova Santa Rita, e pela Coperforte, de Santana do Livramento. As duas cooperativas entrariam com, pelo menos, cem mil litros de leite por dia e a Cosulati disponibilizaria o uso do parque industrial, através de arrendamento. A prestação de serviços para terceiros, o desenvolvimento de produtos e a busca por novos mercados seriam permitidos. Pelas tratativas, 40% dos pagamentos diretos deveriam ficar reservados para o passivo. É a proposta inicial.

A outra possibilidade vem do estado de São Paulo, do grupo Smart Brasil. O Diário Popular não teve acesso à proposição, mas o documento apresentado à Cosulati prevê a compra de leite e o pagamento do passivo através da injeção de capital. E a dívida da Cosulati não é pequena: ultrapassa os R$ 400 milhões. Os próximos dias, portanto, serão de novas tratativas e avaliação dos termos em que o negócio ocorreria.

"Não é algo simples. Temos que fazer uma série de avaliações para decidir o que seria melhor. Mas tenho muita fé em Deus que teremos uma solução", destaca o diretor-administrativo, Almir Mendonça. E reforça: "Não se trata de salvar a Cosulati. É algo que envolve 45 municípios da região, uma marca e uma tradição de muitos anos".

Em tom de crítica

A crise se intensifica fortemente nos últimos meses. A indústria de laticínios, no Capão do Leão, tem funcionado apenas de uma a duas vezes por semana, devido à falta de leite. O volume não tem atingido mais de quatro mil litros por dia. Um contraste, se considerada a capacidade da fábrica, que chega a um milhão de litros por dia, se contabilizada a torre de secagem para produção de leite em pó.

Sem matéria-prima e atividades fora de operação, os 143 funcionários não recebem em dia desde o início de 2022. Além do 13º salário que ficou para trás, ainda faltam 25% do pagamento de janeiro, fevereiro, março e abril (que vencerá agora). Na última sexta-feira, os trabalhadores, inclusive, realizaram ato para cobrar por mudanças na gestão da cooperativa.

"E, com tudo isso que tá acontecendo, não veio nenhuma ajuda política, de nenhum lado", enfatiza Almir Mendonça. "Mas na hora de pedir voto, eu sei que eles vão vir. Sinceramente, perdi a fé nos políticos".

Entenda melhor (*)

- O que é uma SPE?
A Sociedade de Propósito Específico é um modelo de organização empresarial em que se constitui uma nova empresa, limitada ou sociedade anônima, com um objetivo específico. Ou seja, cuja atividade é bastante restrita, podendo em alguns casos ter prazo de existência determinado.

A SPE é também uma forma de empreendimento coletivo, usualmente utilizada para compartilhar o risco financeiro da atividade desenvolvida. O funcionamento segue as normas e exigências para as sociedades limitadas em geral como, designação do administrador, poderes e obrigações dos sócios, quórum para votações, retirada de sócios e distribuição dos lucros.
(*) Fonte: Sebrae

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Idosos com 70 anos ou mais recebem 4ª dose a partir desta quinta-feira Anterior

Idosos com 70 anos ou mais recebem 4ª dose a partir desta quinta-feira

Maio Vermelho deixa alerta ao câncer de boca Próximo

Maio Vermelho deixa alerta ao câncer de boca

Deixe seu comentário