Saúde

Curso capacita em cuidados paliativos para rede básica de saúde

A certificação foi uma ideia da diretora da Famed, Julieta Fripp

Jô Folha -

Cerca de 40 profissionais da rede de atenção básica de saúde de Pelotas deram início a curso de formação em cuidados paliativos. Essa é a primeira vez que é realizada uma ação com o objetivo de proporcionar melhor acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) às pessoas com doenças sem cura e/ou em estágio terminal, para que elas ganhem em qualidade de vida. As atividades terão seguimento ao longo do ano.

Com o propósito de abordar e capacitar médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e estudantes da área da saúde, o curso foi uma iniciativa da Unidade Cuidativa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed-UFPel) e do Centro Regional de Referência em Cuidados Paliativos em parceria com a Secretaria de Saúde, que realizou o processo de inscrição dos profissionais que trabalham nas UBSs e estão interessados em saber lidar com este tipo de suporte na rede de atendimento local.

A ideia de ministrar a capacitação foi da diretora da Famed e coordenadora da Unidade Cuidativa, Julieta Fripp. De acordo com a médica, cerca de 70% das pessoas morrem por doenças crônicas e muitas delas precisam dos cuidados paliativos e não recebem. Por isso, a relevância da formação dos profissionais da atenção primária. "Objetivamente, os cuidados paliativos são uma estratégia que melhora a qualidade de vida de pessoas que apresentam doenças que ameaçam a vida. São cuidados em aspectos físicos, emocionais, sociais, espirituais, inclusive em situações de terminalidade da vida. A gente precisa cuidar desses pacientes desde o momento do diagnóstico até a finitude da vida e a atenção primária de saúde é um ponto fundamental, pois é ali que acontece o atendimento das pessoas nas suas regiões de moradia."

Diagnosticar e auxiliar

O curso, com duração de 60 horas, terá imersões uma vez por mês com dez horas cada uma. No primeiro módulo de aulas, foram apresentadas aos profissionais instruções sobre as políticas públicas de cuidados paliativos, cuidado integral, alívio da dor total, ferramentas e instrumentos de avaliação para diagnósticos.

"Distribuímos escalas de avaliação para ajudar a diagnosticar o quanto de dor aquele paciente está passando. Um dos pilares do cuidado paliativo é o atendimento em equipe. É muito importante ter uma equipe interdisciplinar que trabalhe conjuntamente na realização do plano terapêutico, para que o paciente tenha mais qualidade nos dias que ele têm", declara a coordenadora.

Enfermeira da atenção básica, Francielli Lima é uma das profissionais que participa da qualificação, ela destaca que assim como diversos colegas, durante a graduação não teve qualquer vínculo com a área. "O curso é uma iniciativa muito importante porque a gente pega muitos pacientes em estágio de terminalidade. A morte é uma coisa que vai acontecer com todo mundo, mesmo assim a gente acaba evitando de falar e trabalhar com ela e de fazer com que essas pessoas que estão com doenças em estágio terminal tenham uma qualidade de vida nessa situação. Então é bom a gente se capacitar. O pessoal da Cuidativa tem um conhecimento e embasamento teórico muito grande. Para mim, estar aqui podendo aprender com eles para melhorar nessa parte profissional é muito importante", diz.

As unidades

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estrutura de formação do curso em cuidados paliativos prevê a propagação do conteúdo a partir dos profissionais participantes, que passam a atuar como agentes multiplicadores em suas unidades de atuação. Através do processo de multiplicação, 18 Unidades de Saúde devem ser beneficiadas. São elas:

- UBS Corrientes - BR-116

- UBS Fraget - rua Três, 81 - Vila Real

- UBS Py Crespo - rua Marques de Olinda, 1291

- UBS Colônia Maciel - 8º Distrito de Pelotas

- UBS Obelisco - rua Francisco Ribeiro Silva, 505

- UBS CSU Areal - rua Guararapes, 50a

- UBS Areal Leste - avenida Domingos José de Almeida, 4265

- UBS Guabiroba - rua Arnaldo da Silva Ferreira, 352

- UBS Simões Lopes - avenida Viscondessa da Graça, 107

- UBS Cohab Fragata - rua Paulo Simões Lopes, 230

- UBS Pedreiras - 9º Distrito de Pelotas

- UBS CSU Cruzeiro - rua Barão de Itamaracá, 690

- UBS Bom Jesus - avenida Itália, 350

- UBS Virgilio Costa - rua Epitácio Pessoa, 1291

- UBS Vila Municipal - rua Luciano Gaileti, 600

- UBS Barro Duro - Praça Aratiba, 12

- UBS Cordeiro de Farias - 5º Distrito de Pelotas

- UBS Colônia Z3 - rua Rafael Brusque, 147

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fundo para o transporte coletivo de Pelotas em discussão Anterior

Fundo para o transporte coletivo de Pelotas em discussão

Pelotas fecha 1º trimestre com saldo positivo de mais de 800 vagas de emprego Próximo

Pelotas fecha 1º trimestre com saldo positivo de mais de 800 vagas de emprego

Deixe seu comentário