Educação

Curso de Fisioterapia da UFPel atinge nota máxima na primeira avaliação do MEC

Primeira turma do curso, inaugurado em 2020, se forma em 2024

Foto: Divulgação - DP - Curso tem duração de dez semestres

Por Victoria Meggiato

[email protected]

Pela primeira vez, o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que tem apenas três anos de existência, atingiu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (Mec). A nota 5 é a maior que se pode obter na avaliação, e mostra a qualidade e excelência em vários quesitos. O curso de Fisioterapia existe na UFPel desde 2020 e irá formar a primeira turma em 2024.

Até 2020, outras instituições já ofereciam o curso de Fisioterapia na cidade. O da UFPel é o primeiro público. A graduação tem duração de cinco anos, totalizando dez semestres, e faz parte da Escola Superior de Educação Física (Esef), agregando ainda mais valor para a universidade. A abreviatura segue a mesma, mas desde o surgimento do curso o local passou a se chamar Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia.

Para o coordenador Fernando Carlos Vinholes, atingir essa nota é fruto de muito trabalho. "Da dedicação de toda gestão da universidade, da montagem da estrutura necessária para o curso, dos concursos para novos professores". Vinholes ainda ressalta que todos os professores do curso possuem a capacitação adequada para ministrar aulas em um curso que exige muita prática. "Os professores todos com doutorado, com uma formação adequada e qualidade para serem professores do curso", explica.

A avaliação

Para que um curso tenha uma boa avaliação, diversos fatores são considerados. Dentre eles, a estrutura e os materiais utilizados e disponibilizados para os estudantes. "Eu acho que tudo isso foi o que de alguma forma colaborou para que o curso tivesse uma boa avaliação. A sua estrutura, os seus professores, a qualidade dos equipamentos, o próprio projeto pedagógico do curso atualizado e atendendo às diretrizes nacionais. Então, foram coisas importantes para uma boa avaliação".

Dificuldades durante a pandemia

Autorizado pela universidade em 2019 mas entrando em vigor somente em 2020, o curso de Fisioterapia tinha apenas uma semana de aula quando precisou interromper as atividades presenciais em razão da pandemia de Covid-19. A partir daquele momento passou a ter aulas online, assim como todo o restante da UFPel. Um processo desafiador para os cursos em que a prática é essencial.

Para o coordenador, mesmo com as dificuldades, a qualidade foi mantida e o resultado disso é a nota da primeira avaliação. "Mesmo assim nós conseguimos manter o curso com ótima qualidade, fazendo as modificações necessárias para atender as diretrizes nacionais de cuidados com a pandemia e o curso conseguiu, então, de 2020 pra cá se manter com qualidade", diz.

Avaliação dos alunos

O trabalho feito durante os poucos anos de existência também influencia diretamente na satisfação dos alunos com o curso que escolheram. O coordenador afirma que os estudantes se manifestaram positivamente com a nota máxima. "A avaliação é sempre algo importante para um curso. E os alunos quando perceberam todo o esforço que vem sendo feito, sendo traduzido numa boa avaliação, ficaram por demais satisfeitos", reforça.

Felipe Damin, 20 anos, ingressou no curso em 2021 e atualmente está no 6º semestre. Para ele, a nota 5 na avaliação do MEC significa um grande primeiro passo para os alunos. "Uma abertura de portas e oportunidades para o nosso futuro profissional", afirma.

O estudante acredita que a dedicação e organização dos professores contribuiu para que a nota fosse atingida de uma forma tão rápida. Pelo pouco tempo de existência, Felipe aponta que o curso é bastante completo. "É um curso muito bom. A gente recentemente conseguiu abrir a nossa clínica para fazer nossos atendimentos, e tá tomando um rumo muito bom. A gente tem uma estrutura muito boa em relação à área hospitalar. E a união alunos, professores, também".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Usuários da UPA Areal reclamam de demora para atendimentos Anterior

Usuários da UPA Areal reclamam de demora para atendimentos

Prefeitura abre inscrições para novos alunos na Educação Infantil Próximo

Prefeitura abre inscrições para novos alunos na Educação Infantil

Deixe seu comentário