Aos poucos

De volta às ruas e ao volante

Novo modelo de distanciamento controlado do Estado libera algumas atividade dos Centros de Formação de Condutores (CFCs)

Jô Folha -

Depois de 50 dias parados, os Centros de Formação de Condutores (CFC) voltam a atender a população, ainda com algumas restrições. O novo modelo de distanciamento controlado, publicado pelo governo do Estado no último domingo (10), libera o funcionamento de aulas práticas, simuladores e o atendimento ao público. Um dos principais pedidos da população era em relação à renovação da CNH, que necessita do exame médico e a avaliação psicológica para ser feita - também autorizados.

Os exames teóricos, as provas práticas de direção e as perícias, realizadas pela Junta Médica do Detran/RS, seguem suspensas - a princípio até 17 de maio. A retomada dos serviços, em Pelotas, deve ser gradual. Ainda ontem, a principal movimentação era nos guichês de atendimento dos CFCs, o retorno das aulas ainda depende da organização de logística de cada Centro. De acordo com a diretora de ensino de um dos locais, Tatirene Monteiro, passa de 150 a demanda de pessoas à espera de agendamento das aulas práticas e uso do simulador. Antes da suspensão das atividades, as turmas eram divididas nos três turnos.

Até então, o Detran/RS não determinou o horário para a saída em treinamento, já que muitas das viagens ocorrem no período da noite e ao entardecer. “Precisamos ter essa certeza antes de agendar e começar as aulas”, argumenta Tatirene. Fora isso, o número de aulas por dia também precisa ser discutido. A cada viagem, o professor-condutor precisa higienizar o veículo para a próxima aula - o que demanda tempo.

Em outro Centro de Formação, o proprietário avalia o retorno como positivo para os negócios. Conforme Vitor Grala, por lá os agendamentos podem ser feitos online pelos alunos e muitos já estão com os horários marcados. “Primeiro estamos botando a casa em dia. Nos dias fechados, o suporte remoto seguiu, e as pessoas reagendaram as aulas pelo site”, explicou. Dessa forma, a retomada gradual se tornou ainda mais ágil.
Para ele, a possibilidade de renovação das carteiras de habilitação é um dos principais benefícios.

As aulas teóricas presenciais seguem suspensas, cada unidade pode optar por realizar na modalidade EAD para alguns cursos, como de reciclagem e especializados, caso possuam a estrutura necessária.

Horário de atendimento
Ainda sem um horário específico, os Centros de Formação de Condutores seguem as mesmas determinações para o comércio: abrem as portas das 10h às 18h, com atendimento preferencial entre as 9h e 10h. A recomendação do governo do Estado do RS é que os agendamentos, quando possível, sejam feitos online para evitar aglomerações e filas de espera.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pandemia agravou quadro psiquiátrico de pacientes no país Anterior

Pandemia agravou quadro psiquiátrico de pacientes no país

Item essencial e obrigatório Próximo

Item essencial e obrigatório

Deixe seu comentário