Pandemia
Item essencial e obrigatório
Exigidas em todo o Estado desde a segunda-feira, as máscaras de proteção ajudam a reduzir a propagação do novo coronavírus
Jô Folha -
Desde a última segunda-feira (11) os gaúchos precisam, obrigatoriamente, utilizar um novo item: a máscara de proteção. Em função da pandemia do novo coronavírus, o utensílio se tornou essencial na vida dos brasileiros, já que é capaz de criar uma barreira física, dificultando a contaminação e reduzindo a propagação do vírus. Além do autocuidado, a máscara é sinônimo de empatia, já que quem usa protege diretamente todos os cidadãos.
Mesmo com a obrigatoriedade, determinada pelo governo estadual, é possível observar que alguns ainda não entenderam o recado, e insistem em colocar a vida de todos em risco. Porém, a equipe de reportagem percorreu nesta terça-feira o Calçadão e pôde perceber que o número de pelotenses responsáveis aumentou e os que anulam a existência da proteção diminui cada vez mais. Jucilene e Rafaela Neves são mãe e filha e na tarde de terça precisaram ir até o Centro para pagar contas. “Estamos só em casa, saindo apenas para o necessário”, falaram. Ambas utilizam a máscara há mais de um mês e encaram o utensílio como a única maneira de proteger uns aos outros. “Assim como eu posso me contaminar eu posso espalhar”, disse Jucilene, preocupada com as incertezas do novo vírus.
Por outro lado, Geraldo Dias só usa a proteção quando entra em algum estabelecimento. Enquanto estava sentado no Chafariz da Sete, próximo de outras pessoas, o motoboy estava desprotegido. “Não estou me adaptado muito bem”, disse. Além disso, Dias garante não ter medo de se contaminar, pois acredita que se tiver que contrair a doença não é a máscara que irá impedir. “Vai acontecer de qualquer jeito”, falou.
Como será feita a fiscalização?
A fiscalização do uso obrigatório de máscaras, em Pelotas, vai ocorrer de duas maneiras. Através de denúncias da população, que podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal e, também, nas operações integradas que são realizadas diariamente e em horários diferenciados. Nas operações integradas participam Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Agentes de Trânsito e Fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana. A atuação conjunta dessas forças de segurança terão foco em diversos pontos do Município, como paradas de ônibus, filas, praças, enfim.
Conforme explica o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, o objetivo da ação é orientar a população sobre medidas de segurança, distribuir material informativo produzido pela prefeitura e impresso pela Associação Comercial de Pelotas e, na medida do possível, distribuir máscaras às pessoas que não possuem o material de proteção individual.
As máscaras cuidativas
O projeto da Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que tem o objetivo de fabricar uma máscara para cada habitante de Pelotas segue firme e forte. “A campanha está linda e muito produtiva, com grande rede solidária”, enfatizou a coordenadora Julieta Fripp. Até momento, cerca de 15 mil máscaras já foram entregues em bairros, zona central, estabelecimentos de saúde, comércio e para a população de rua. Conforme explica Julieta, a equipe está dividida em três times: as costureiras voluntárias, que já somam cerca de 60; os que entregam os materiais e buscam as máscaras e o time de entrega, responsáveis por organizar as ações. “Tenho absoluta certeza que o número de casos em Pelotas está bastante reduzido por causa do uso precoce de máscaras”, disse, orgulhosa do projeto.
Além de realizarem a fabricação e a entrega da proteção, o grupo trabalha a importância de permanecer em casa e da higienização das mãos. E garantem que enquanto durar a pandemia, a produção seguirá. No momento, eles necessitam de doações de tecidos, elásticos e linha, que podem ser entregues na sede da Unidade Cuidativa, localizada na avenida Duque de Caxias, 112 - antiga laneira. Contribuições em dinheiro podem ser feitas através da conta 43421-3, agência 29- 9 - Banco do Brasil.
Cerrito 100% protegido
A prefeitura de Cerrito está distribuindo, de forma gratuita, máscaras para toda população. O prefeito do município, Douglas Silveira, tem a intenção de que toda comunidade esteja protegida, fazendo com que a cidade fique livre do novo vírus. “Diante do decreto Estadual, que determina o uso obrigatório de máscaras em todo estado do RS, determinamos junto com a Secretaria de Saúde (SMS), a distribuição de máscaras a toda comunidade cerritense, a fim de ampliar o acesso de pessoas carentes a este item indispensável para a prevenção, e também, universalizar o seu uso em todo território municipal”, afirmou.
A entrega é realizada na SMS, na avenida Flores da Cunha, 440. As pessoas interessadas não precisam levar nenhum documento. Basta procurar a SMS, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário