Despedidas

Decretado luto oficial pelas mortes de Zênia e Tufy

Velório de Tufy Salomão ocorre na capela da Angelus Pax, e, o de Zênia de Leon, na Academia Pelotense de Letras. Ambos serão sepultados no São Francisco

Decreto de nº 6.220 de 22 de outubro de 2019, assinado pela prefeita Paula Mascarenhas, determina luto oficial de três dias pelas mortes do ex-deputado, ex-vereador e radialista Teófilo Salomão, mais conhecido como Tufy Salomão, 94 anos; e da professora, escritora e pesquisadora Zênia de Leon Soares, 85 anos, presidente da Academia Pelotense de Letras e patrona da 39ª edição da Feira do Livro de Pelotas. Ambos morreram na noite dessa segunda-feira (21).

Tufy deixa a esposa, Tereza Salomão, os filhos José Salomão e Maria do Carmo, e netos e bisnetos; Zênia, três filhos e quatro netos. O velório de Tufy Salomão ocorre na capela da Angelus Pax, no bairro Fragata, enquanto o de Zênia é realizado na sede da Academia Pelotense de Letras, no Parque Dom Antônio Zattera. Os dois serão sepultados às 17h desta terça-feira (22), no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.

A escritora Zênia publicou 28 livros, incluindo a série "Pelotas – casarões contam sua história", com cinco volumes. Recentemente, ela publicou "A Mandiga – Uma crítica social?", com comentários sobre a obra de João Simões Lopes Neto. Aos 77 anos foi a patrona da 39° Feira do Livro de Pelotas e presidia a Academia Pelotense de Letras.

Teófilo Tufy Salomão foi eleito, em 1986, deputado estadual pelo PFL, tornando-se um parlamentar constituinte depois de ter sido vereador por 18 anos, em Pelotas, ocupando a presidência da Câmara. Iniciou a carreira como radialista na rádio Cultura, em janeiro de 1951. Ficou na emissora até 1992, quando ingressou na rádio Tupanci.

-145859

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas perde Tufy Salomão Anterior

Pelotas perde Tufy Salomão

Nova lei regula produção e manufatura de itens de origem animal Próximo

Nova lei regula produção e manufatura de itens de origem animal

Deixe seu comentário