Dia do Gaúcho
Desfile em comemoração ao 20 de Setembro
Tradicional desfile marca a manhã desta quinta-feira a partir das 10h, na avenida Bento Gonçalves
Infocenter -
O desfile em homenagem aos 183 anos da Revolução Farroupilha acontece amanhã, encerrando as comemorações da Semana em celebração à cultura gaúcha. As homenagens, organizadas pela 26ª Região Tradicionalista em parceria com a Prefeitura de Pelotas, se estenderão das 6h até as 13h. Durante esse período, a avenida Bento Gonçalves estará fechada entre as ruas Almirante Barroso e Santos Dummont , e a concentração para os desfiles irá interditar a rua Gonçalves Chaves, na extensão da Rafael Pinto Martins.
O desfiles terão início às 10h e as apresentações seguirão as modalidades dos anos anteriores. Os primeiros a desfilar serão os militares, seguidos pelos tradicionalistas. Segundo a coordenadora regional da 26ª Região Tradicionalista, Hilda Maria Heinen, em torno de 250 a 300 cavalarianos participarão. Eles são responsáveis por portar as bandeiras das entidades participantes, que deveriam enviar à organização os nomes daqueles que iriam a cavalo ou em caminhões. A ordem de apresentação se dará pela fundação das instituições.
O transporte coletivo sofrerá algumas alterações. Os ônibus urbanos praticarão a tabela de horários de domingo e as linhas de cada bairro terão trajetos especiais. Após o término dos desfiles, as vias serão reabertas. Já na sexta-feira, os horários serão normais e sem reforços. De acordo com o agente de trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Eduardo Vieira, se as comemorações forem encerradas antes do horário previsto, as vias serão liberadas. Porém, a princípio, isso só acontecerá às 13h.
O tema deste ano é o tropeirismo, dedicado ao centenário de Antoninha Berchon Sampaio, tendo como patrono o vice-prefeito Idemar Barz. A ideia desta edição foi concentrar as atividades da Semana no Largo do Mercado Central, onde ocorreu a abertura, com a distribuição da Chama Crioula. Os cavalarianos buscaram a Chama no município de Iraí e trouxeram até Pelotas, em um percurso de 680 quilômetros e que durou 28 dias.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário