Meio Ambiente

Descarte de lixo sob videomonitoramento

Gravações feitas na Estrada do Engenho serão fiscalizadas pela Secretaria de Segurança Pública

Carlos Queiroz -

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai instalar na Estrada do Engenho um sistema inteligente de câmeras para fiscalizar o depósito irregular de lixo no local. O equipamento permitirá multar, por crime ambiental, os cidadãos que deixarem seus resíduos na área às margens do canal São Gonçalo.

A decisão veio após a Guarda Municipal (GM) detectar novos depósitos de lixo, mesmo depois de a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) ter retirado cerca de 40 caminhões de entulhos da Estrada do Engenho na última segunda-feira. A fiscalização será um trabalho cooperativo entre três pastas: a SSP instalará o equipamento e vai receber as imagens; a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) é responsável por identificar o proprietário do veículo pela placa, a partir das imagens captadas; e a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) autua e aplica a multa como base no nome do dono do veículo.

A sanção tem valor mínimo de R$ 5 mil e é respaldada pelo decreto nº 6.514/2008, que define o descarte irregular de lixo como crime ambiental; atualmente, a multa é aplicada mediante denúncias com foto. O novo sistema é mais eficaz, com resposta imediata e permitindo, inclusive, o flagrante.

Cercamento eletrônico
O equipamento faz parte de um protótipo para o projeto de cercamento eletrônico do município, que integra o eixo de Tecnologia do Pacto Pelotas pela Paz. Desde o dia 24 de agosto, a câmera, que funciona à base de energia solar, está em testes junto à sede da SSP, na Rodoviária, e vem apresentando bons resultados.

Com duas horas de sol a bateria é carregada e tem autonomia para até cinco dias de monitoramento, em casos de tempo instável e com pouca incidência de luz. Não há necessidade de fiação, uma vez que o sistema é autossuficiente e, inclusive, poder ter adicionadas lâmpadas de LED para aumentar a iluminação.

A câmera trabalha no reconhecimento de placas de automotores, dia e noite, e o cruzamento dessas informações com bancos de dados de veículos irregulares, roubados e furtados, por exemplo. As imagens são armazenadas através de fotos, na memória do próprio sistema e no Centro Integrado de Operações Municipais da GM (Ciom).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Desfile em comemoração ao 20 de Setembro Anterior

Desfile em comemoração ao 20 de Setembro

Valorização da imprensa negra pelotense Próximo

Valorização da imprensa negra pelotense

Deixe seu comentário