Celebração
Desfile Militar reúne milhares de pessoas na avenida Bento Gonçalves
Principais instituições da cidade fizeram parte do evento ao som da banda do Exército
A ameaça de chuva e a crise moral que passa o Brasil não foram suficientes para afastar as milhares de pessoas da avenida Bento Gonçalves durante o desfile militar do dia 7 de Setembro na manhã desta quinta-feira (7). Durante quase uma hora, o público assistiu às tropas dos dois batalhões do Exército com sede em Pelotas, da Marinha de Rio Grande, do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, Colégio Tiradentes e grupos de escoteiros que fizeram suas saudações às autoridades que estavam no palanque, como a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB) e o diretor do Foro de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral.
Mas foi o desfile motorizado que fez brilhar os olhos de muitos pequeninos que estavam na plateia a céu aberto e arrancou aplausos dos adultos. Caminhões do Exército e as viaturas das polícias Federal e Rodoviária Federal, Brigada Militar, Patram e Corpo de Bombeiros estavam em pequeno número, mas as buzinas encheram quase toda a extensão da Bento. Os carros oficiais da Guarda Municipal, dos Agentes de Trânsito e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam entre as principais instituições presentes no desfile da Independência. Somente a Polícia Civil não fez parte do evento este ano.
Pequeno manifesto
Em meio ao desfile, uma pessoa tentou levantar uma faixa que pedia intervenção militar, mas foi logo convidada a se retirar por um militar do Exército. Já no canteiro da Bento Gonçalves, outra faixa, em tamanho bem maior e com mesmo pedido de intervenção chamou a atenção de quem passava. Bandeiras do Cpers-Sindicato também figuraram entre balões e algodão-doce que circulavam pelas laterais da avenida. Quem comemorou a manhã foram os vendedores de churrasquinho. "Pensei que por causa do mau tempo não teria muito movimento. Mas agora não tenho o que me queixar", disse o vendedor.
Transição
Ao final do desfile, o presidente da Liga Nacional da Defesa Civil em Pelotas, André Luís Borges Pereira, acendeu uma centelha da fogo simbólico e passou às mãos da coordenadora da 26ª Região Tradicionalista, Hilda Heinen, e que será acesa na Semana Farroupilha. Para os atos finais foram executados os hinos do Brasil e da Independência e a prefeita Paula Mascarenhas deu por encerrada a Semana da Pátria em Pelotas. "Em momentos difíceis no país, o Brasil precisa dos brasileiros de bom coração, honestos, que não temem o trabalho e que desejam uma nação ética."
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário