Em Pelotas

Desmentindo boatos, prefeita volta a falar sobre bombas adicionais na Estrada do Engenho

Paula Mascarenhas repete mensagem que já havia sido dada a respeito dos equipamentos colocados

Foto: Volmer Perez - DP - Bombas da Estrada do Engenho só serão usadas em último caso

Matéria atualizada às 20h52min desta quinta-feira (16).

As bombas de drenagem adicionais, instaladas no último fim de semana na Estrada do Engenho, em Pelotas, foram pauta de boatos falsos que circularam nas redes sociais e fora delas. Em entrevista concedida ao DP nesta quinta-feira, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) enfatizou um recado que já havia sido dado.

Durante esta quinta, o vídeo de bombas em um condomínio viralizou nas redes sociais. Por meio de nota, a Prefeitura explicou que se trata de uma ação privada e que acionou o Ministério Público sobre o tema.

"Entendo a preocupação e a insegurança das pessoas. Quero reiterar o que disse da primeira vez. Eu não seria irresponsável de querer proteger algumas regiões da cidade em detrimento de outras. [...] As bombas não estão só lá. Estão na [Vila] Farroupilha, no Anglo, em todas as casas de bombas importantes. Essas bombas suplementares estão lá para fazer o trabalho que as bombas normais, do Sanep, já fazem. A gente não está inventando nada. Esse sistema de contenção sempre existiu em Pelotas”, garantiu a gestora.

> Sanep reforçará contenção após rachaduras no dique do Quadrado.

As bombas da Estrada do Engenho só serão usadas em último caso: se houver falha das máquinas do Sanep ou se o nível do São Gonçalo atingir um patamar muito elevado. Conforme Paula, a população deve manter a tranquilidade. Ela ressalta que a água não será jogada nos banhados, caso necessário, mas sim no São Gonçalo. De acordo com a prefeita, quem tomará a decisão a respeito da utilização ou não das bombas serão técnicos do Sanep.

"As bombas foram colocadas onde estão para não atirar água sobre a casa de ninguém. Além disso, tem alguns que acham que vai para o Arroio Pelotas. No momento em que a gente for fazer isso [se necessário], o São Gonçalo estará em um nível tão alto que as ruas já estarão tomadas pelas águas do São Gonçalo. Essas bombas reproduzem o sistema de sempre, que nunca foi contestado. As pessoas podem ficar tranquilas. As bombas serão usadas [caso necessário], para retirar a água depois", afirmou.

Comunicado do Sanep

Via assessoria de imprensa, o Sanep enviou uma nota ao DP sobre o trabalho de manutenção das contenções na região do São Gonçalo.

“O Sanep mantém trabalho ininterrupto nas casas de bombas, com equipes em revezamento, monitorando a situação das cheias 24 horas por dia. No decorrer das últimas semanas, as equipes realizaram o aumento e reforço dos diques e barreiras de contenção nas regiões do Porto, Doquinhas (Quadrado), no bairro Simões Lopes, Laranjal e Estrada do Engenho. E continuamos trabalhando em todas as áreas que necessitam de manutenção”, diz o principal trecho do comunicado da autarquia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Famílias PCDs ganham atendimento especializado Anterior

Famílias PCDs ganham atendimento especializado

Próximo

"São pelo menos mais uns 15 dias nessa situação de incerteza", diz Paula

Deixe seu comentário