Celebração
Dia da Comunicação para refletir sobre fake news
Arcepispo de Pelotas oferece café da manhã em celebração à data e trouxe mensagem de busca pela verdade
Gabriel Huth -
Na manhã desta quinta-feira (10), o arcebispo metropolitano da Igreja Católica de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, recebeu na Casa Episcopal representantes de veículos de comunicação de Pelotas para um café. A celebração se deu devido ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado pela igreja católica sempre em conjunto com a Festa Litúrgica da Ascenção do Senhor, que ocorre no próximo domingo.
A iniciativa foi incentivada pelo próprio Papa Francisco, seguindo uma tradição de seus antecessores. No dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e celebrado em 24 de janeiro, o líder católico lançou uma mensagem com o título "A verdade vos tornará livres", citando o evangelho de João (8,32), seguido da frase "Fake News e jornalismo de paz".
Dom Jacinto agradeceu a presença de todos e sugeriu a reflexão sobre o fenômeno dos fake news, destacando a necessidade do comunicador saber lidar com as notícias falsas e ser um portador da verdade. Os tempos de mídias sociais, onde todos levam mensagens, muitas vezes sem fundo algum de verdade, foram destacados por ele. "De maneira muito simples, o papa quer nos fazer refletir sobre esse tema", ponderou.
O arcebispo também sugeriu que as comunicações girem em torno da paz, inspirando todos a levar sempre a verdade, pois ela é capaz de dar um rumo ao mundo. Ele concluiu trazendo uma oração proposta pelo Vaticano, inspirada na oração de São Francisco, com mensagens para comunicadores levarem adiante princípios da comunicação com verdade.
Mensagem do Papa
Para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco enviou um texto lembrando da capacidade do ser humano em se comunicar para viver em comunhão, sendo capaz de compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo. Porém, lembrando de episódios bíblicos como Caim e Abel e a Torre de Babel, destacou que o dom de comunicar pode ser distorcido por culpa do egoísmo.
Lembrando da comunicação rápida causada pelo mundo digital, ele convida a refletir quanto às notícias falsas e pede contribuição para prevenir a difusão delas "para redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade de cada um na comunicação de verdade". Por fim, a mensagem papal encerrou explicando o fenômeno das fake news e a importância da verdade para a paz.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário