Solidariedade

Dia de Doar: iniciativa reúne entidades sem fins lucrativos e doações

3ª edição da campanha Doa Pelotas propõe a divisão das arrecadações entre todas as instituições participantes

Foto: Carlos Queiroz - DP - Entidades filantrópicas receberam doações de diversos tipos

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

Durante a manhã e tarde desta terça-feira (28) foi realizado, no largo Edmar Fetter, no Mercado Central de Pelotas, o evento em alusão ao Dia de Doar. É um grande movimento com abrangência nacional em prol da generosidade, que busca conectar pessoas e causas que transformam o mundo. No Doa Pelotas foram reunidos quase 30 projetos filantrópicos pelotenses, que juntos receberam doações variadas de diversas pessoas e empresas participantes da corrente do bem. As atividades do dia foram o ato final da campanha massiva de doação que foi incitada pelas instituições no decorrer deste mês de novembro, em Pelotas. Atrações variadas também estiveram presentes e animaram o evento do início ao fim.

Criado em 2012, o Giving Tuesday (Dia de Doar, no Brasil) é uma grande campanha para promover um País mais doador. Em Pelotas, o evento atravessa sua terceira edição em 2023, e usa a oportunidade para promover uma arrecadação geral de doações de dinheiro, roupas, alimentos e principalmente esperança a quem mais precisa. De acordo com a líder da campanha Doa Pelotas e diretora da Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de Pelotas (Apadpel), Luana Braga, com a realização desse evento as pessoas conseguem conhecer e perceber a credibilidade dos projetos para os quais estão fazendo a doação. "São projetos importantes e estar com eles aqui para a comunidade conhecer também é importante", relatou a líder da campanha.

Nem mesmo a chuva no início da manhã acanhou os projetos sociais, que marcaram presença nas atividades de solidariedade. A presidente da Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), Eliane Bittencourt, ressaltou o momento de unificação de todos os projetos do Município, que fazem o trabalho de assistência às famílias. "Nossos projetos não competem, nossos projetos se unem em prol da comunidade", realçou.

Durante os dias que precederam o evento, uma comissão de oito pessoas de projetos sociais diferentes foi até empresas que já são parceiras do Doa Pelotas. Segundo a representante do projeto Amor ao Próximo, Oraida Colvara, o grupo de instituições da cidade visitou empresas privadas e órgãos públicos para solicitar a elaboração de campanhas internas de arrecadação, para engajar na ação do dia 28. "Esse projeto vem crescendo. Os projetos estão se unindo cada vez mais e isso é muito bom, porque ao invés de uma pessoa doar uma sacola de roupa para um projeto, ela vai doar para 30 projetos", disse Colvara.

Fazendo parte da organização do evento, o Babalorixá Juliano de Oxum do projeto Orumalé Sagrado de Pelotas, esclarece que todas as doações serão divididas igualmente entre as entidades, de acordo com as atribuições que cada programa exerce no dia a dia. Alimentos não perecíveis, por exemplo, serão encaminhados às organizações que propiciam a alimentação de seus usuários. "Esperamos receber mais de uma tonelada e meia de alimentos", declarou o organizador.

Um dos órgãos participantes como doador na campanha foi o 4º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas. A representante do 4º BPM, Soldado Raupp, que faz parte da comunicação social do batalhão, explica que todo ano recebe doações da população e revere às instituições que mais necessitam. "Fizeram a campanha deste dia e tudo que a gente tinha recolhido nesses meses foi doado", afirmou a policial.

Ao longo do dia, atrações locais trouxeram música e apresentações especiais que alegraram o evento recheado de caridades. No início da tarde, uma das apresentações foi feita pela Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada. "Conseguimos trazer várias atrações, pessoas aqui da cidade. Músicos e artistas que estão doando o seu tempo para fazer o bem", completou a organizadora Luana Braga. O fechamento da ação ainda contou com a chegada do Papai Noel, trazendo de vez o clima natalino, ressaltando o ambiente de amor ao próximo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 700 quilos de carnes destinadas a merendas escolares são apreendidos Anterior

Mais de 700 quilos de carnes destinadas a merendas escolares são apreendidos

Em meio à rotina, a água Próximo

Em meio à rotina, a água

Deixe seu comentário