Reivindicação
Dia de mobilizações políticas
Mobilizações sindicais reúnem bandeira única no Dia do Trabalhador
Infocenter -
As centrais sindicais de Pelotas planejam um grande ato em conjunto no Dia do Trabalhador, com foco principal contra a reforma da Previdência. A data comemorativa é sinônimo do espírito de luta das categorias. Nesse ano, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocou os segmentos de cada região para que façam atos unificados. Em Pelotas, está marcado para as 14h o início das ações, no Altar da Pátria do Parque Dom Antônio Zattera. Nessa segunda (29) e terça-feira (30), uma banca de coleta de assinaturas contra a proposta será montada para ser levada ao Congresso Nacional no próximo mês.
Para o diretor estadual da CUT, Elton Lima, o projeto que mexe com a legislação previdenciária do país coloca em jogo a seguridade social "dos nossos filhos e nossos netos", pontua. Fabiane Tejada, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (ADUFPel), reforça o posicionamento do diretor estadual. Um dos trabalhos que a associação tem feito é convocar os docentes membros para a mobilização do dia 1º. "Precisamos estar cientes que (a reforma) atinge a nossa classe como um todo", comenta. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado discute a situação dos professores na reforma da Previdência - as professoras do setor público compõem o segmento que mais sofrerão o impacto das mudanças.
Durante essa segunda e terça-feira, a CUT, junto do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação, montam uma banca informativa para colher assinaturas contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O objetivo é enviar as reinvindicações ao Congresso na primeira quinzena de junho, período no qual eles calculam que se aproxime da votação final. As ações serão no Chafariz das Três Meninas, das 14h às 18h. As demais centrais, como o Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) e o 24º núcleo do CPERS-Sindicato, irão aderir ao movimento. As unidades sindicais também avaliam a possibilidade de um dia de greve geral das categorias.
Agenda
O movimento também é unificado entre as unidades das demais capitais do país, com bandeira principal contra a reforma da Previdência. Em Pelotas, o ato unificado do 1º de Maio se inicia as 14h no Parque Dom Antônio Zattera. Além das falas de dirigentes políticos, haverá mateada e apresentações culturais. Na capital do estado, a movimentação será na Orla do Guaíba, às 15h.
Confira a articulação de outras cidades
- Caxias do Sul: ato nos Pavilhões da Festa da Uva, às 14h
- Bagé: concentração na Praça do Coreto, com caminhada pela Avenida 7 de Setembro, às 14h
- Erechim: concentração no Bairro Atlântico, às 10h
- Passo Fundo: ato no Parque da Gare, das 14h às 17h
- Santa Maria: atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta, das 10h às 17h
- Ijuí: concentração, às 14h, seguida de ato na Praça Central
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário