Patrimônio
Dias mais doces virão
26ª Fenadoce, que ocorrerá de 30 de maio a 17 de junho, é lançada oficialmente em Pelotas
Paulo Rossi -
A tradição doceira de Pelotas virou patrimônio imaterial do Brasil e a festa de comemoração durará 18 dias. De 30 de maio até 17 de junho a cidade realiza a 26ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce). Sob o slogan “Nosso Mundo Mais Doce”, o evento foi lançado na noite desta quinta-feira (17) no Salão Nobre da Prefeitura.
De acordo com a organização, o tema foi escolhido com o objetivo de resgatar a união entre os pelotenses – daí pretende-se remeter à construção da cidade, oriunda de diferentes povos. Na edição 2018 serão 42 doceiras e mais de 200 tipos de doces – dentre eles estão aqueles com selo de procedência, que garante a fabricação local de qualidade. São eles Pastel de Santa Clara, Ninho, Bem Casado, Olho de Sogra, Panela de Coco, Beijinho de Coco, Quindim, Amanteigado, Fatia de Braga, Camafeu, Trouxas de Amêndoas, Broinha de Coco, Queijadinha, Papo de Anjo e Doces Cristalizados.
Entre as atrações estão também Espaço Arte do Doce; Multifeira, voltada à moda ao artesanato; quatro shows nacionais; a Estância Princesa do Sul, com foco na cultura tradicionalista; praça de alimentação com 14 lancherias e 4 restaurantes; 747 apresentações artísticas locais; sessão de negócios.
As novidades ficam por conta, principalmente, das melhorias estruturais desenvolvidas para a 26ª edição da Fenadoce. Pintura, colocação de piso e reparações elétricas estão entre elas. O estacionamento, historicamente uma reclamação dos visitantes, também foi reformulado, com o apoio da Ecosul, para que o público possa ir ao evento despreocupado mesmo em dias de chuva.
Segundo o com o supervisor de eventos do CDL e prefeito da Fenadoce 2018, Renan Martinez, a edição será especial tendo em vista o recente reconhecimento da tradição doceira da região de Pelotas como patrimônio imaterial do Brasil. “Entre nós a importância já existia, mas agora é algo nacional. Abrilhanta ainda mais a nossa festa”, comenta.
Números açucarados
Em 2017, a Fenadoce recebeu 281 mil visitantes e ultrapassou a marca de 2 milhões e 200 mil doces vendidos. Estima-se que o event gere 2 mil empregos diretos, além de 1.500 indiretos, e R$ 32 milhões em negócios.
Novos personagens
Os personagens que desde o ano passado simbolizam a pluralidade de Pelotas ganharam quatro novos nomes. São eles dois mestres – Zô e Zuri – e os artistas Antônio das Rosas, poeta, e a cantora Dulce. Eles foram apresentados na noite de quinta-feira (17), durante o lançamento do evento.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário