Realidade
Doce de leite de Santa Vitória para a região
Cooperativa Sul Leite obtém licença para expandir mercado e em abril o produto deve chegar às prateleiras de outras cidades
Divulgação -
A Cooperativa Sul Leite, de Santa Vitória do Palmar, prepara-se para romper as fronteiras do município e iniciar a comercialização do doce de leite que leva o mesmo nome, na Zona Sul e após em todo o Estado. O processo de licenciamento está concluído e agora a fase é de recebimento do alvará, explica o presidente Carlos Talavera Campos. A expectativa é de que o produto chegue às prateleiras do varejo das outras cidades em abril.
Com venda apenas interna, hoje a Sul Leite produz entre 500 e 1,5 mil litros de doce de leite ao mês, mas com a capacidade instalada poderá produzir entre sete e oito mil vidros de 800 gramas. O doce de leite Sul Leite, garante Campos, não fica devendo em nada para o famoso produto uruguaio. A cooperativa chegou a produzir queijo e bebida láctea, mas optou pelo doce de leite como carro-chefe. Por exigência de certificação teve de escolher e deixou de produzir os demais.
O presidente da cooperativa ressalta que o processo de licenciamento iniciou há dois anos, quando foi decidido o investimento no doce de leite. A produção iniciou de forma despretensiosa, mas no momento em que os associados definiram apostar no produto, tiveram de abdicar dos demais, que tinham também boa aceitação no mercado local.
A aceitação ao doce de leite, contudo, tem sido unanimidade entre os consumidores de Santa Vitória do Palmar e a expectativa é de que em breve ocupe espaço no comércio da região. A Sul Leite comercializa sua produção de leite para a Cosulati, em Pelotas, e remunera o associado em 50% acima do preço do litro de mercado. "Nossa filosofia é agregar valor ao nosso leite e fugir da ferocidade do mercado. Estamos vivendo hoje a maior crise do leite da história", comenta.
Tudo que a fábrica de doce de leite lucrar será reinvestido no ganho dos produtores de leite. Hoje a produção chega a 500 mil litros/mês, mas tem potencial para atingir a 1,2 milhões de litros/mês. "Não se para de produzir, pois precisamos exercitar a fábrica", completa. A Cooperativa tem 30 anos e surgiu a partir da implantação da Usina de Beneficiamento de Leite, pela prefeitura.
A iniciativa não deu certo e o prefeito à época, Cláudio Pereira (PT), o Batata, repassou a fábrica à cooperativa, que com o tempo passou a produzir também derivados e doce de leite. A ideia do doce prosperou e a expectativa hoje é das melhores em termos de mercado regional. O leite da Cooperativa que não é utilizado no doce é comercializado para a Cosulati.
Números
A Sul Leite conta com:
- 60 produtores de Santa Vitória do Palmar
- 100 sócios
Produz:
- Entre 500 e 1,5 mil litros de doce de leite ao mês
- 500 mil litros de leite ao mês
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário