Realidade

Doce de leite de Santa Vitória para a região

Cooperativa Sul Leite obtém licença para expandir mercado e em abril o produto deve chegar às prateleiras de outras cidades

Divulgação -

A Cooperativa Sul Leite, de Santa Vitória do Palmar, prepara-se para romper as fronteiras do município e iniciar a comercialização do doce de leite que leva o mesmo nome, na Zona Sul e após em todo o Estado. O processo de licenciamento está concluído e agora a fase é de recebimento do alvará, explica o presidente Carlos Talavera Campos. A expectativa é de que o produto chegue às prateleiras do varejo das outras cidades em abril.

Com venda apenas interna, hoje a Sul Leite produz entre 500 e 1,5 mil litros de doce de leite ao mês, mas com a capacidade instalada poderá produzir entre sete e oito mil vidros de 800 gramas. O doce de leite Sul Leite, garante Campos, não fica devendo em nada para o famoso produto uruguaio. A cooperativa chegou a produzir queijo e bebida láctea, mas optou pelo doce de leite como carro-chefe. Por exigência de certificação teve de escolher e deixou de produzir os demais.

O presidente da cooperativa ressalta que o processo de licenciamento iniciou há dois anos, quando foi decidido o investimento no doce de leite. A produção iniciou de forma despretensiosa, mas no momento em que os associados definiram apostar no produto, tiveram de abdicar dos demais, que tinham também boa aceitação no mercado local.

A aceitação ao doce de leite, contudo, tem sido unanimidade entre os consumidores de Santa Vitória do Palmar e a expectativa é de que em breve ocupe espaço no comércio da região. A Sul Leite comercializa sua produção de leite para a Cosulati, em Pelotas, e remunera o associado em 50% acima do preço do litro de mercado. "Nossa filosofia é agregar valor ao nosso leite e fugir da ferocidade do mercado. Estamos vivendo hoje a maior crise do leite da história", comenta.

Tudo que a fábrica de doce de leite lucrar será reinvestido no ganho dos produtores de leite. Hoje a produção chega a 500 mil litros/mês, mas tem potencial para atingir a 1,2 milhões de litros/mês. "Não se para de produzir, pois precisamos exercitar a fábrica", completa. A Cooperativa tem 30 anos e surgiu a partir da implantação da Usina de Beneficiamento de Leite, pela prefeitura.

A iniciativa não deu certo e o prefeito à época, Cláudio Pereira (PT), o Batata, repassou a fábrica à cooperativa, que com o tempo passou a produzir também derivados e doce de leite. A ideia do doce prosperou e a expectativa hoje é das melhores em termos de mercado regional. O leite da Cooperativa que não é utilizado no doce é comercializado para a Cosulati.

Números
A Sul Leite conta com:
- 60 produtores de Santa Vitória do Palmar
- 100 sócios
Produz:
- Entre 500 e 1,5 mil litros de doce de leite ao mês

- 500 mil litros de leite ao mês

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começa segunda o pagamento de IPVA pelo final da placa Anterior

Começa segunda o pagamento de IPVA pelo final da placa

A perna é curta, mas o reflexo é grande Próximo

A perna é curta, mas o reflexo é grande

Deixe seu comentário