Oportunidade

Doces de Pelotas para Trairi no Ceará

É preciso ter experiência na elaboração dos tradicionais doces pelotenses para ensinar e montar uma equipe de produção no litoral nordestino

Carlos Queiroz -

A proposta é desafiadora, mas faz parte do quadro de ofertas de vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Pelotas. Vinda de Trairi, no Ceará, ela busca doceiro com experiência na elaboração dos tradicionais doces pelotenses para ensinar e montar uma equipe de produção naquela cidade.

Gaúcho de Ijuí, quem busca este profissional é o empresário Oldemar Nunes, que investe naquela região, considerada turística, já que fica no litoral do Ceará, bastante conhecida pelas piscinas naturais da praia de Flecheiras, a 130 quilômetros de Fortaleza. Com mais de 64 mil habitantes, Trairi tem variação de temperaturas entre 22 e 32 graus centígrados.

Antes, Nunes morou por mais de uma década em Rio Grande do Norte. Em Trairi, pretende desenvolver plantações de frutas, principalmente as típicas da região, para as quais tem um projeto ousado de utilização também na produção de doces para comercialização no Sul do país.

Para iniciar o empreendimento, Nunes contou, através de ligação telefônica, que já obteve a licença ambiental. Anteriormente, o empresário trabalhava no mercado imobiliário.

Pioneirismo de Pinto Martins uniu Pelotas e Ceará

Nascido em Portugal, mas radicado em Aracati, no Ceará, José Pinto Martins instalou em Pelotas a primeira charqueada, dando origem à indústria saladeril às margens do arroio Pelotas, e também à cidade de Pelotas. Desde 2005, Pelotas e Aracati são cidades-irmãs.

Como consequência da comercialização do charque, levado em navios para o Nordeste do país, novo fluxo uniu os dois extremos: o da venda de açúcar para o Sul, trazido nas embarcações, para diminuir suas capacidades ociosa, impulsionando a produção de doces, trazidos de Portugal.

Como se candidatar à vaga?

Para se candidatar ao emprego, é preciso ter experiência na fabricação de doces, mas também estar disposto a fixar residência no local, pelo prazo mínimo de 30 dias. Segundo Nunes, ele oferece as despesas de viagem, a hospedagem e a alimentação, além do salário.

Na sede do Sine em Pelotas, na rua General Osório, 602, o doceiro interessado deve comparecer com a carteira de trabalho, entre as 8h as 14h, explica o coordenador Glauber Bürkle. No local, será agendada a entrevista com o empregador.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Transporte rural sofrerá novos ajustes Anterior

Transporte rural sofrerá novos ajustes

Pelotense representa o Estado no Miss Brasil Gay 2019 Próximo

Pelotense representa o Estado no Miss Brasil Gay 2019

Deixe seu comentário