Orgulho

Pelotense representa o Estado no Miss Brasil Gay 2019

A competição ocorre em 17 de agosto, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais

O Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado nesta sexta-feira (28) e Pelotas tem um ótimo motivo para comemorar. É do município a gaúcha que irá representar o Rio Grande do Sul no Miss Brasil Gay 2019, ano em que se completa meio século da luta pela igualdade de direitos, aceitação e respeito às diferenças. Entretanto, Kamilla Duarte divide a rotina de concursos e passarelas com aulas em sete núcleos do Projeto Vida Ativa, da Prefeitura.

A ajuda dos pelotenses é essencial para a conquista, uma vez que a votação online a fim de escolher as 10 finalistas começa já na próxima semana. O apoio à candidata gaúcha pode ser manifestado pelas redes sociais do concurso (Facebook Instagram) e mais informações estão disponíveis no site do Miss Brasil Gay 2019.

Para as dezenas de alunos que comparecem em peso aos encontros semanais, sai a miss e entra o professor. Michael Farias Duarte, 30 anos, é bailarino formado em Educação Física e há dois anos leva atividades físicas, como a ginástica e a dança, para as comunidades por meio do projeto desenvolvido dentro da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). 

Assim como desfilar, ensinar também é paixão antiga. Michael, que desde a infância sonhava em ser professor e trabalhar com a dança como forma de expressão, já participou de 120 concursos. Como Kamilla, foi rainha de blocos carnavalescos pelotenses - a exemplo do Bruxa da Várzea - e da Corte do Carnaval, em mais de uma oportunidade.

A categoria de Kamilla no concurso é como transformista, uma “vida a dois” que ela mesma explica: é uma transformação de homem para mulher, em que as duas identidades coexistem. “Eu não vivencio as 24 horas de menina”, diz.

A procura pelo assunto em Pelotas ainda é restrita, avalia a miss, pois na comparação, outros municípios gaúchos têm demonstrado muito mais interesse em saber do que se trata. Porém, isso não diminui o orgulho em representar a cidade e o Rio Grande do Sul.

Alunas no torcida

Na Cohab Lindóia, onde as aulas do Vida Ativa ocorrem duas vezes na semana, a torcida pela miss é tão grande quanto o carinho pelo professor que transforma vidas. A última quarta-feira (26) preencheu o Clube Xavante com os ritmos vibrantes de funk, sertanejo e pagode, movimentando as dezenas de alunas.

Entre elas, está Marli Kringel, 53 anos, que já foi professora de Michael e hoje participa das aulas. Conhecendo a trajetória desde criança, ela elogia a competência e a “energia que transborda e contagia”, estimulando a evolução a cada passo de dança. 

Miss Brasil Gay

O concurso Miss Brasil Gay ocorre em 17 de agosto, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A premiação, em sua 39ª edição, contará com representantes de 25 estados brasileiros. O Rio Grande do Sul nunca ficou na primeira colocação, jejum que Kamilla pretende quebrar ao trazer o título inédito na volta para casa.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Doces de Pelotas para Trairi no Ceará Anterior

Doces de Pelotas para Trairi no Ceará

Linhas de ônibus de Rio Grande passam por ajustes a partir desta segunda Próximo

Linhas de ônibus de Rio Grande passam por ajustes a partir desta segunda

Deixe seu comentário