Estatísticas
É ano de Censo
Cerca de 700 pessoas da região devem trabalhar na pesquisa a partir de agosto
Por Rafaela Rosa - [email protected]
(Estagiária sob supervisão de Débora Borba)
A seis meses do início do Censo 2020, previsto para agosto, Pelotas acerta os detalhes finais para aguardar o início das coletas. No momento, a agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Pelotas firma parcerias com prefeituras e entidades públicas para alocar os trabalhadores temporários e aguarda a divulgação dos editais para que as provas do processo seletivo possam ser aplicadas.
O primeiro será para os cargos de agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS), enquanto o segundo para o cargo de recenseador. A previsão é que a publicação oficial ocorra no dia 18 deste mês, as inscrições sejam feitas em março e as provas em maio. Os interessados em preencher as vagas de ACM e ACS deverão cumprir o pré-requisito de nível médio completo; já para os candidatos à vaga de recenseador a exigência é Ensino Fundamental completo. No município, ao total, 667 vagas estarão abertas à comunidade. Uma dica importante ressaltada pela coordenadora de área da agência, Tatiana Gautério, é que os interessados, que obedecerem os pré-requisitos, poderão se candidatar para ambas as vagas.
Os futuros agentes censitários municipal e supervisor terão como principais funções orientar e supervisionar os recenseadores, além de esclarecer dúvidas da população. Os recenseadores serão responsáveis pelo trabalho de campo, ou seja, realizar as entrevistas. Esses receberão um treinamento sobre as futuras funções, que também ensinará como utilizar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), espécie de smartphone que servirá para realizar as entrevistas. Já os agentes terão como acessório principal de trabalho os tablets.
A agência do IBGE do município coordena outras 13 cidades da região. Dessas, dez terão uma sede temporária, que servirá como um posto de coleta. As três não abrangidas serão Turuçu, atendida em São Lourenço do Sul, Cerrito, tendo seu posto em Pedro Osório, e Arroio do Padre, que contará com a sede de Pelotas. A busca por parceria com as prefeituras e entidades públicas ocorre justamente para abrigarem as futuras sedes. A ideia dos postos temporários é viabilizar o dia a dia dos trabalhadores envolvidos e também das próprias coletas, além de receber todo cidadão que deseje se informar e saber mais sobre o Censo.
Segundo Tatiana, o Censo é a pesquisa mais aguardada pelos municípios, visto que ele é o responsável pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Esses fundos são os valores que a União repassa para cidades e estados e só irão aumentar caso o Censo revele que o número de habitantes aumentou e o município poderá mudar de faixa, para então ser beneficiado com uma quantia maior. Na região, quem tem a chance de mudança, conforme explica a coordenadora, é São Lourenço do Sul, pois no Censo de 2010 já estava próximo do limite. Além disso, o Censo é protagonista dos indicadores sociais e econômicos, capazes de gerar políticas públicas que valem por cerca de dez anos. Também é responsável por movimentar pesquisas em universidades públicas e privadas, visto que libera dados públicos. Tatiana ressalta que dados individuais são guardados, pois existe uma lei que garante o sigilo.
A novidade para 2020 será a aplicação de um questionário específico às comunidades quilombolas e aos agrupamentos indígenas, que nunca participaram. Tatiana explica que eles sempre foram contados na população em geral, mas agora serão compreendidos através das estatísticas. Em caso de dúvidas na hora da entrevista, a pessoa poderá conferir a identidade do recenseador através do site do IBGE. “Terá uma ferramenta que permitirá esse reconhecimento”, adiantou a coordenadora.
O Censo
O Censo Demográfico é uma operação que ocorre nos mais de cinco mil municípios brasileiros. A pesquisa, além de ser responsável pela contagem dos habitantes, analisa questões sociais e econômicas em apenas três meses.
Possíveis datas
Divulgação de edital: 18 de fevereiro
Inscrições via internet: 2 a 27 de março
Para ACM/ACS
Aplicação da prova objetiva: 17 de maio
Resultado final: 12 de junho
Contratações: 15 de junho
Para recenseadores
Aplicação da prova objetiva: 24 de maio
Resultado final: 3 de julho
Convocação para treinamento: 6 de julho
Treinamento: a partir de 20 de julho
Contratações: 31 de julho
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário