Educação
É hora de voltar
Escolas particulares da cidade começam a retornar nesta segunda-feira
Jô Folha -
Milhares de estudantes da rede particular de ensino começam a se preparar para retomar a rotina de atividades escolares e acadêmicas de 2020. Algumas escolas dão o pontapé inicial no ano letivo nesta segunda-feira (10), outras retornam na segunda quinzena do mês. A época já é conhecida tradicionalmente por trazer a movimentação de volta às ruas, com o fim das férias de verão.
Na Escola Santa Mônica as atividades retornam nessa segunda-feira. Para a Educação Infantil está sendo preparada uma acolhida temática, que trabalhará a alimentação saudável. Aos alunos do Ensino Fundamental e Médio um intercâmbio entre os estudantes antigos e os novos está sendo planejado. Tudo isso para conhecer e experimentar toda a estrutura que a escola oferece. A coordenadora de comunicação da instituição, Janine Hohmann, lembra que todos esses momentos serão embalados por muita música.
Na quarta-feira é a vez do Colégio São José retomar a rotina. Por lá, os alunos receberão a surpresa de reformas em portarias e salas e a revitalização de um dos pátios. Também serão recepcionados com atividades e atrações diversas, como cabine de fotos e músicas para animar o momento. Além disso, a escola inicia um ano comemorativo, pois completará 110 anos de história.
O Colégio Gonzaga inicia o ano letivo com uma jornada de professores em Gramado. O momento, segundo o diretor da escola, Carlos Santo, servirá para dialogar sobre o trabalho e motivar os profissionais para o ano que se inicia. A novidade é um aplicativo que beneficiará tanto pais como alunos, pois promete criar uma comunicação integrada e mais segurança. As aulas retornam no dia 17 e para essa data os alunos serão agraciados com um recreio maior, além de música para embalar o retorno.
Na Escola Érico Veríssimo, a Pré-Escola até o terceiro ano retorna nesta segunda-feira. Do quarto ano em diante as atividades retomam dia 17. A promessa é que os dias sejam de confraternização, com muitas brincadeiras, música e pipoca. Na Mario Quintana, o início será dividido em três datas. Os Ensinos Fundamental e Médio voltam no dia 18, a Educação Infantil e as turmas bilíngue dia 19, e o baby e pré-baby dia 20. Quem irá agitar o retorno dos estudantes é o Bloco Beijinho Maldito, que será responsável por organizar um carnaval para a criançada.
Na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tudo será normalizado também no dia 17. A instituição esperará os quatro mil alunos com 12 espaços reformulados e revitalizados. Entre eles estão novas salas de estudos, lounge e decks, além de ambientes de convivência. Para comemorar o retorno, os acadêmicos terão karaokê, música e visita guiada para os calouros, em todos os turnos. No dia 29 é a vez de receber os alunos do EAD que contarão com as mesmas atividades.
Trânsito
Com o movimento retornando fica o alerta para o alto fluxo de veículos nas ruas. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) está comprometida em acompanhar este retorno, fazendo uma ronda na frente das escolas e auxiliando pedestres e condutores. "Não conseguiremos estar todos os dias em todas, mas será feito o possível", afirmou o responsável pela pasta, Flávio Al Alam.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário