Evento
Educação que vai além da escola
Leo Fraiman, autor da Metodologia Opee, faz palestra nesta quinta no Colégio São José
Divulgação -
Por Júlia Müller
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Débora Borba)
Aquilo que é trabalhado na sala de aula tem eco naquilo que é trabalhado na sala de casa: essa é a ideia principal da Metodologia Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (Opee), desenvolvida pelo psicoterapeuta Leo Fraiman. Assim como em outras 150 escolas espalhadas pelo Brasil, o Colégio São José em Pelotas adotou o método que concilia os ensinamentos voltados ao impulso da independência dos jovens e o empoderamento dos pais. Nesta quinat-feira (26), a partir das 19h, o autor estará palestrando sobre a importância dos valores cultivados entre a família e o ambiente escolar no Centro Esportivo da escola.
A ideia de que a educação é responsabilidade apenas da escola ficou no passado. O criador da Metodologia Opee ressalta a importância do elo entre as duas instituições. “A boa educação envolve tanto a escola como a família”, explica. Em sala de aula, o método é aplicado por meio de uma série de materiais, com instruções sistemáticas os professores trabalham questões como o autoconhecimento, o caminho a ser trilhado no mercado de trabalho, desde a escolha do que desejam seguir até a educação e a independência financeira. No Colégio São José, os professores recebem uma formação específica referente aos temas trabalhados. No último ano, as turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental foram as primeiras a adotar o método, por conta do período decisivo quanto aos objetivos profissionais na faixa etária. “O retorno é muito positivo”, conta a psicóloga do colégio, Giovana Peres.
O objetivo é que o método seja aplicado gradativamente nos outros anos dos ensinos Fundamental e Médio. Para o próximo ano, a perspectiva é que atinja os 2ª e 3º anos do Médio, fase em que os alunos lidam com questões ligadas diretamente ao futuro profissional. Leo Fraiman conta que nessa fase decisiva rumo ao Ensino Superior passou por dificuldades para escolher qual caminho trilhar. Mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), o professor recorda-se do ponto de partida para os estudos que formaram a Metodologia Opee, há mais de 20 anos. “Quando comecei a dar aulas, quis falar para os alunos daquilo que sentia falta na idade deles.”
Conversar sobre temas como sucesso, trabalho em equipe e superação fez a diferença nas primeiras salas de aula que o escritor teve contato. A coleção de livros, vídeos e materiais didáticos cresceu em uma parceria com a Editora FTD Educação, uma das mais antigas empresas de conteúdos educacionais do país. Hoje, mais de três mil alunos em todo o país recebem os conteúdos em sala de aula. Além disso, o papel da família é tão importante quanto o da escola. Dentro do método, o empoderamento dos pais é essencial para que compreendam o próprio papel na trajetória dos filhos.
Pais, filhos e comunidade
A palestra Formação de valores em um mundo cada vez mais digital não possui restrições de público, e inicia a partir das 19h. Os ingressos custam R$ 20,00, na tesouraria da escola.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário