Uruguai
Empossado, Lacalle Pou promete “governo incansável”
Novo presidente uruguaio recebeu a faixa presidente de Tabaré Vázquez neste domingo em Montevidéu
Tabaré Vázquez, da Frente Ampla, passa a faixa presidencial a Lacalle Pou, do Partido Nacional (Foto: Divulgação - Presidência do Uruguai)
O novo presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, de 46 anos, assumiu formalmente o cargo na tarde deste domingo (1º), em Montevidéu, ao receber a faixa presidencial das mãos de Tabaré Vázquez. Em pronunciamento na Praça Independência, diante de milhares de uruguaios, Lacalle Pou disse que fará um governo incansável.
A cerimônia contou com a participação de autoridades como o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, o rei da Espanha, Felipe VI, e os presidentes do Chile, Sebastián Piñera; do Paraguai, Mario Abdo Benítez; e da Colômbia, Iván Duque.
Durante o ato de posse, por volta das 17h, também foram empossados os novos ministros de governo.
Lacalle Pou, que venceu as eleições em segundo turno após ter feito uma coalizão de cinco partidos, ressaltou a importância do apoio que recebeu dos aliados.
Após o evento na Praça Independência, Lacalle e a mulher, Lorena Ponce de León, foram para o Palácio Estevez, onde o novo presidente recebeu os cumprimentos protocolares dos chefes das delegações estrangeiras.
Nas ruas da capital, Montevidéu, durante todo o domingo, milhares de pessoas saíram com bandeiras do Uruguai e do Partido Nacional, para celebrar a vitória do novo mandatário, que significa uma alternância do poder, após 15 anos de governos da coalizão Frente Ampla, de esquerda.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário