Documento

Mutirão pelo benefício dos estudantes

UEE e DCE/UFPel realizam mobilização para confeccionar carteirinhas estudantis

Divulgação -

Por Renan Santos - [email protected]
(estagiário sob supervisão de Débora Borba)

Concomitantemente ao processo de matrículas dos estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o momento é de acolhida dos novos alunos. Muitos chegam à cidade com o sonho do Ensino Superior e em busca de capacitação. Para facilitar esta adaptação, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPel, em parceria com a União Estadual dos Estudantes (UEE), realiza o segundo mutirão para a confecção das carteirinhas estudantis, voltadas aos estudantes de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Capão do Leão. A mobilização ocorre desta segunda-feira (2) a sexta, no saguão do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202), entre 8h30min e 12h.

A carteirinha possibilita ao estudante usufruir da lei 12.933, que garante a meia-entrada. Na UFPel, o documento é um pré-requisito obrigatório para ter acesso ao passe livre, que facilita o deslocamento dos alunos para os campi do Capão do Leão e de Pelotas. A solicitação do acesso ao passe livre no transporte pode ser feita pelos estudantes da universidade, desde que possuam uma renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Presencialmente, serão confeccionadas duas carteirinhas no mutirão. Uma feita pelo DCE da UFPel, voltada a estudantes de baixa renda, que pode ser adquirida no valor de R$ 5,00 e dá acesso à lei da meia-entrada, mas não possibilita o uso do passe livre no transporte. A outra exige um investimento no valor de R$ 35,00 e é válida para o passe livre e para a meia-entrada. Estudantes que estejam cadastrados no Cadastro Único (Cad.Único) estão isentos da taxa. Por estarem em situação de vulnerabilidade social, o valor será reembolsado aos estudantes beneficiários da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), mediante inscrição via edital específico que será publicado no final de março.

Para fazer a carteira, é necessário levar atestado de matrícula ou vínculo e foto 3x4. No caso dos novos estudantes, a organização irá verificar o número da matrícula, visto que ainda não existe o atestado. Pela internet, é possível fazer uma terceira carteirinha. Através do link www.ufpel.dne.com.br, que é o vínculo da UFPel com a União Nacional dos Estudantes (UNE), o estudante pode solicitar o documento e realizar o pagamento por meio de transferência ou via boleto.

Embora o mutirão ocorra em prédios da UFPel, os estudantes de outras universidades e instituições secundaristas também podem fazer a sua carteirinha. Basta levar o atestado de matrícula e uma foto que seja passível de identificação, não necessariamente uma foto 3x4. O primeiro mutirão ocorreu no final de janeiro, entre os dias 17 e 21, pensando no primeiro prazo de matrículas da UFPel.

Isenção
Para estudantes que sejam usuários do Cadastro Único, não é necessário o pagamento da taxa. Estes alunos devem apresentar o atestado de matrícula e a folha-resumo do Cad.Único, que será anexada à folha de matrícula para garantir a isenção. A UEE e o DCE farão uma relação com os universitários que estejam nesta situação para conferir-lhes a gratuidade.

Passe livre
O estudante da UFPel precisa estar inserido em pré-requisitos para solicitar o passe livre, que tem uma abrangência intermunicipal. Para pedir a gratuidade de transporte para as unidades localizados em Pelotas, o aluno precisa possuir a carteirinha, residir em Rio Grande, Capão do Leão ou São José do Norte e ter uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Os universitários de Pelotas que estudam no campus do Capão do Leão precisam também atender aos pré-requisitos de renda. O passe livre não funciona dentro do município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empossado, Lacalle Pou promete “governo incansável” Anterior

Empossado, Lacalle Pou promete “governo incansável”

Número de infectados por novo coronavírus na China ultrapassa 80 mil Próximo

Número de infectados por novo coronavírus na China ultrapassa 80 mil

Deixe seu comentário