Obra

Entrega em março

Prefeitura pretende liberar em dois meses a nova pista da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira

Jô Folha -

A nova pista da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, do prolongamento da avenida Bento Gonçalves à rua Barão de Butuí, deve ser aberta ao trânsito em março, antes mesmo da conclusão das obras, previstas para 30 de maio. Falta iluminação, paisagismo, limpeza dos taludes do canal e refazer algumas partes da ciclovia, que já estão quebradas.

Foram colocados 22 postes de luz e feita a reposição de todo o cabeamento furtado no último final de semana. Por conta disso, a construtora, que teve um prejuízo de R$ 20 mil, vai ter de reestruturar o trabalho e colocar tampas de concreto maiores, de forma a não permitir a ocorrência de novos furtos. Até porque, segundo o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales, após a inauguração da obra, se isso voltar a ocorrer, quem vai ter de arcar com os custos será a prefeitura. A iluminação é toda de led e os cabos são subterrâneos. De um lado do poste uma lâmpada ilumina a ciclovia e do outro, a pista.

No trecho entre as avenidas Ferreira Viana e Domingos de Almeida o asfalto terá de ser refeito. “São inconsistências que a prefeitura não gostou”, comenta Morales. Conforme ele, o município tem projeto pronto para a parte “velha” da Juscelino, a partir da Domingos de Almeida, que será desenvolvido aos poucos. A construtora do edifício Mirador fará ciclovia até a rótula da avenida República do Líbano, mas ainda vai restar da Domingos de Almeida até esse prédio, tirando a parte do Terrace e Ecoponto, onde já existe espaço para ciclistas.

A ciclovia é a a menina dos olhos dos pedestres e ciclistas na nova pista. O local tem sido usado inclusive para realização de caminhadas. “Uso todos os dias”, diz o pedreiro Abdu Sertt, 28. Morador nas imediações, o estudante Diego Mendes Trindade, 18, utiliza a via para correr. Enquanto está interrompida, a pista nova é usada também para prática de esportes ou simplesmente para rodas de conversa e chimarrão. Lota pela manhã, à tardinha e nos finais de semana. “O pessoal usa bastante”, observa o mototaxista José Lopes, que tem ponto perto do BIG.

Calçadas, o velho problema
Outro problema detectado na parte antiga da Juscelino diz respeito às calçadas, que à direita de quem vai para a avenida Dom Joaquim, praticamente inexistem. O secretário diz que aos poucos a prefeitura vai atacar esse problema, de responsabilidade do proprietário. Campanha de conscientização é feita primeiramente nas vias que passam por revitalização. Após será feita nas demais, inclusive nessa parte velha da Juscelino, onde há brita, mato e areia no passeio público.

Em muitos pontos se tornam uma verdadeira armadilha para os pedestres, que se depara com todo o tipo de obstáculos no caminho. Morales salienta que os pisos lisos utilizados por muitos moradores em outros locais é inadequado e provocam tombos. O correto em uma calçada é colocar piso antiderrapante. As pessoas que se machucam por quedas em passeios públicos com problemas podem processar os proprietários dos imóveis, informa.

Carros em cima do passeio público
Outra campanha, essa coordenada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), começa na próxima semana, pela avenida Ferreira Viana. Serão entregues panfletos educativos aos proprietários de veículos que estacionam nas calçadas e concedidos 15 dias para que deixem de fazê-lo. Após esse prazo, a prefeitura vai guinchar os carros e as multas serão computadas junto com o próximo boleto de IPTU.

O titular da STT, Flávio Al Alam, salienta que estacionamento em passeio público é infração grave e resulta na apreensão do veículo. “Cada empresa vai ter que achar uma forma de se reestruturar nesse sentido”, fala, ao acrescentar que a incidência é muito grande. Após a Ferreira Viana, os agentes de trânsito irão para as avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Duque de Caxias, onde o problema também existe

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chance de uma educação profissional gratuita Anterior

Chance de uma educação profissional gratuita

Próximo

MEC libera verba para a UFPel e IFSul

Deixe seu comentário