Fechada

Escola Areal é interditada por problemas na rede elétrica

Aulas presenciais não tem previsão de volta após três alunos levarem choque

Foto: Italo Santos - DP - Diretora afirma que a escola possui vários problemas na rede elétrica

Por Victoria Meggiato
[email protected]

A Escola Estadual de Ensino Médio Areal, em Pelotas, foi interditada por problemas elétricos na última terça-feira (5). Três alunos levaram choque após a rede da escola, que já havia apresentado problemas anteriormente, ter piorado com as chuvas das últimas semanas. O engenheiro responsável por todas as escolas da Coordenadoria Regional de Educação apresentou um laudo com o diagnóstico. No momento, os alunos estão com aulas remotas e sem previsão de volta ao presencial.

Três alunos relataram ter tomado choque nas tubulações onde passam os fios, dentro das salas de aula. Segundo a diretora da escola, Marcia Peglow, o local necessita de manutenção, que não é feita há bastante tempo. "São muitos problemas, começando pela entrada da escola, com o nosso transformador, nós temos muitos fios expostos, e a nossa escola é muito grande, então os fios estão passando pela rua e caem por causa do vento. Nas salas de aula, se as luminárias são trocadas, os fios que eram da antiga vão ficando expostos", conta.

Marcia também observa que a situação piorou ainda mais depois dos temporais e ventos das últimas semanas. "Com ciclone, ventos e todas essas chuvas, os problemas têm se agravado muito."

 
O retorno das aulas presenciais na escola ainda não tem previsão, mas só será feito após todas as manutenções necessárias. Os alunos estão com aulas remotas através de uma plataforma online, mas alguns enfrentam dificuldades por não terem acesso à internet. Em razão disso, a direção montou um material físico para que esses estudantes possam realizar as atividades por, pelo menos, duas semanas.

Obras
A direção entrou em contato com o Estado solicitando uma reforma elétrica na escola. Até o momento, são aguardados os orçamentos das obras para que seja enviado um ofício à Coordenadoria Regional de Educação e, logo em seguida, para o setor de obras da Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de conseguir uma verba emergencial. A estimativa é que os valores gastos sejam de aproximadamente 80 mil reais.

A Secretaria Estadual da Educação informou que o processo encontra-se em fase de coleta dos elementos técnicos para posterior elaboração de projeto pela Secretaria de Obras Públicas (Sop).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fim de semana de festas na Zona Sul Anterior

Fim de semana de festas na Zona Sul

Projeto Por você Alanna arrecada mochilas e material escolar Próximo

Projeto Por você Alanna arrecada mochilas e material escolar

Deixe seu comentário