Educação
Escola de Pelotas conquista Prêmio de Responsabilidade Social
Santa Mônica teve destaque na premiação promovida pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul
A Escola Santa Mônica, de Pelotas, conquistou o troféu Ouro no Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS). O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (5) em evento no teatro do prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre.
O Santa Mônica concorreu na categoria ‘Participação Comunitária’ com o projeto ‘Somar forças para multiplicar valores’ com outras escolas de Santa Maria e de Canoas. O projeto vencedor utiliza óculos de realidade virtual junto a idosos do Asilo de Mendigos de Pelotas. A escola também foi destaque na categoria Práticas Ecorresponsáveis, conquistando o troféu Bronze com o projeto ‘Desbravando a ciência ambiental aos olhos da tecnologia: horta escolar’.
A Escola Santa Mônica também levou para casa o certificado de Honra ao Mérito em três projetos: ‘Realidade aumentada: do real ao virtual’, ‘Sinal verde na escola: transitando com tranquilidade’ e ‘Eventos: uma poderosa ferramenta de marketing’. A distinção é entregue a projetos que receberam nota acima de 9 na premiação, mas não chegaram na final.
Os Prêmios do Sinepe/RS – 10º Prêmio Inovação em Educação, 17º Prêmio Gestão de Comunicação e o 14º Prêmio de Responsabilidade Social - receberam 191 projetos inscritos por 58 instituições de todo o Estado. Os trabalhos passaram por dois processos de avaliação – virtual e presencial – contando com a participação de 82 jurados. A divulgação da classificação Ouro, Prata e Bronze ocorreu em evento comemorativo aos 71 anos do Sindicato. A premiação é uma das mais importantes do setor privado educacional do Brasil.
‘Somar forças para multiplicar valores’
A ideia principal do projeto premiado, criado em 2018, era usar a tecnologia dos óculos de realidade virtual para incentivar os alunos a pensar de forma criativa e em colaboração para apresentar soluções em prol de causas sociais no Asilo de Mendigos de Pelotas. Foram analisadas as principais carências e as necessidades das pessoas residentes do local para, depois, simular possíveis melhorias às pessoas idosas com necessidades e limitações, por meio do uso dos óculos.
O projeto envolveu 24 professores e 381 alunos do Ensino Fundamental II, além de 15 alunos e um professor do Ateliê Maker, que funciona como oficina na instituição. Também participaram dois coordenadores do setor de tecnologia e 89 idosos moradores do asilo.
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