Pelo SUS

Unidade Cuidativa vai ao bairro

Serviço da UFPel aproxima-se ainda mais da comunidade, divulga os atendimentos de saúde e oferece vários atrativos nesta sexta-feira

Paulo Rossi -

Os serviços da Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ultrapassaram as instalações da antiga Laneira, no Fragata, nesta sexta-feira (6). A primeira edição do projeto Cuidativa no Bairro expandiu as atividades para o canteiro central da avenida Duque de Caxias. É uma oportunidade de se aproximar da comunidade e divulgar os atendimentos que podem ser acessados tanto por pessoas em tratamento de doenças graves e quadros crônicos, quanto por seus familiares e cuidadores. Tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O tempo bom contribuiu e, aos poucos, o evento foi ganhando vários atrativos. Academia ao ar livre, mateada, brinquedos infláveis, brechó... Sem falar em práticas complementares que já integram a lista de serviços oferecidos pela Cuidativa, como arteterapia e Reiki. "Queremos que a comunidade se aproprie do nosso espaço, já que uma das premissas dos Cuidados Paliativos é estender a atenção para família e cuidadores. Sabemos que ninguém adoece sozinho", ressalta a assistente social, Simone Sanghi.

E é ali, em meio a vários tipos de atendimento de saúde e integração social, que os usuários ganham ânimo. Recebem a oportunidade de deixar de lado - ao menos por instantes - o processo de adoecimento e investem em qualidade de vida. Com resultados extremamente positivos. É o caso do aposentado Valdenei Canez, 72. Há oito meses, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AC) isquêmico, passou a frequentar a Cuidativa. E, desde aquele primeiro dia quando foi desafiado a abandonar a muleta, ele só vê progressos na recuperação dos movimentos da perna esquerda. Já voltou até a dirigir, em trajetos curtos. "O médico explicou que eu tinha que fazer por mim e eu consegui", emociona-se.

A fragatense Seloner Truquijo, 80, também faz questão de engajar às atividades. "Tô fazendo fisioterapia e é uma beleza", resume, enquanto prestigia a programação especial ao ar livre da Cuidativa no Bairro.

* Quem pode acessar os serviços da Cuidativa?
- Qualquer paciente com doenças graves e quadros crônicos, assim como seus familiares e cuidadores

* É necessário algum tipo de encaminhamento?
- Para os atendimentos ambulatoriais e de reabilitação física é necessário, sim, apresentar encaminhamento. A solicitação pode ser feita por profissionais de qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas, dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), como também de outros serviços de saúde das redes pública ou privada.


- Para participar das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) não é preciso encaminhamento. Basta comparecer na Unidade Cuidativa, verificar horários e confirmar a disponibilidade de vaga para atendimento. Reiki, meditação, dança, arteterapia, teatro e horta são apenas algumas das alternativas.

* Não esqueça!
A Unidade Cuidativa é um espaço destinado a resgatar autoestima de pacientes em tratamento de doenças ameaçadoras à vida, familiares e cuidadores. É um cenário para aliviar o peso da dor e promover ressocialização, lazer e troca de experiências. É um olhar que os enxerga sob os aspectos físico, psíquico, emocional e espiritual.

* Vá até lá!
Avenida Duque de Caxias, 104 - antiga Laneira, no bairro Fragata

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto BikePel em expansão Anterior

Projeto BikePel em expansão

Escola de Pelotas conquista Prêmio de Responsabilidade Social Próximo

Escola de Pelotas conquista Prêmio de Responsabilidade Social

Deixe seu comentário