Educação

Estímulo à consciência sustentável na rede estadual

Mostra científica reúne escolas estaduais da região aliando tecnologia às preocupações com meio ambiente

Jô Folha - DP - Carrinho com propulsão a ar foi uma das criações

Quem vê os dois meninos brincando no chão de um ginásio esportivo, como crianças de sete anos de idade que são, não imagina que a primeira frase que sairia da boca do pequeno Antônio Larosa seria "robótica é muito simples, basta uma força propulsora". E, com essa base, ele e o colega Fellype Machado, ambos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Maria da Silva Soares, de Arroio Grande, desenvolveram carrinhos com propulsão a vento. Utilizando o ar dos próprios pulmões, um balão, um canudo, garrafa pet, um papelão, dois palitos e quatro tampinhas, os guris encantavam quem olhava sua obra. Ela foi uma das 30 apresentadas durante a Mostra Científica, evento realizado pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) para destacar a produção das escolas da rede estadual, com base em sustentabilidade.

A professora dos guris é Raquel Souza. Ela explica que as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental têm interesse no tema, para compreender como funciona o dia a dia do que vivem. A ideia inicial do projeto foi justamente trazer para uma atividade tão típica de uma criança, o brincar de carrinho, essa aplicação. Durante o processo criativo, os meninos queriam fazer um carrinho que "andasse sozinho", a professora passou a base científica e auxiliou na aplicação. "Eles entenderam que robótica tem que ter uma força que faça andar", explica, destacando que a atividade ajuda a trazer a compreensão do teórico para a prática.

Trazendo para sua realidade, também, duas meninas da Coxilha do Fogo, 3º Distrito da zona rural de Canguçu, fizeram uso da ciência para lidar com um dos grandes problemas dos trabalhadores rurais da atualidade: a seca. Iasmin Ramon e Ruti Ferreira, do 7º ano da EEEF Feliciano Barcellos Nunes, criaram o projeto "Solução que cai do céu". A ideia é armazenar água da chuva em tanques para usar em irrigação, limpeza e outros fins. Ruti inclusive conta que vem tentando convencer os pais, agricultores, a colocar a ideia, barata e ambientalmente sustentável, em prática. No projeto, a precipitação entra em garrafas cortadas, que contam com um filtro na entrada, e são alocadas no telhado. A água, então, entra por um sistema de encanamento para ir até o depósito.

Valorização das escolas públicas
A coordenadora da 5ª CRE, Alice Maria Szezepanski, ressalta que o evento trabalha conceitos ambientais e tecnologia para gerar consciência da importância de trabalhar os dois temas em conjunto. Ela destaca que o evento ocorreu em etapas internas nas escolas e, na quarta-feira (9), foram os 30 escolhidos, de todos os 18 municípios cobertos pela CRE, com temas diversos.

Para Alice, usar a criatividade mostrando as potencialidades e dando visibilidade à realidade dos alunos ajuda a trazer debates atuais. E ela nota que, entre os mais jovens, temas ambientais já surgem ao natural. "Essa geração está trazendo para a gente esperança", pondera.

Prêmio
Foram distribuídos prêmios em três categorias: Primeiro Fundamental, Segundo Fundamental e Ensino Médio. A escolha foi feita por uma comissão com quatro professores estaduais, além de docentes do Município, IFSul, CaVG, UFPel, Furg e Unipampa.

Categoria Ensino Fundamental 1
1º lugar - Energia eólica e sua importância. EEEF Ministro Francisco Brochado da Rocha - Arroio Grande
2º lugar - Carrinho movido a balão. EEEF Maria da Silva Soares - Arroio Grande
3º lugar - Conhecendo a essência para preservar a vida. EEEF Darcy Peixoto da Silveira - Cristal

Categoria Ensino Fundamental 2
1º lugar - Horta na escola - Vivenciando práticas e construindo conhecimentos. EEEF Maria Moraes Medeiros - Canguçu
2º lugar - Florir para produzir. Sem abelhas, sem mel. EEEF Oziel Alves Pereira - Canguçu
3º lugar - Jogos Matemáticos com materiais recicláveis. EEEF Dr Dionísio de Magalhães - Arroio Grande

Categoria Ensino Médio
1ª lugar - Verdes urbanos: identificação digital e produção de mudas de espécies arbóreas na escola. Colégio Estadual Getúlio Vargas - Pedro Osório
2º lugar - Impactos socioambientais no Pampa: revitalização a partir da realidade. EEEM Deputado Adão Preto - Piratini
3ª lugar - Canudos Ecológicos. EEEM Alberto Wienke - Canguçu

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