Saúde

Executivo e judiciário assinam acordo para facilitar doação de órgãos no RS

Iniciativa incentiva doação de órgãos e tecidos

Foto: Ana Imperatore/SES - DP - Cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça

A Secretaria da Saúde e entidades do poder judiciário do Rio Grande do Sul assinaram um termo de cooperação nesta semana para ampliar a campanha Doar é Legal, que incentiva a doação de órgãos e tecidos.

O acordo permite que qualquer cidadão faça um certificado autenticado em cartório declarando a intenção de ser doador de órgãos e tecidos em caso de morte encefálica, e que os hospitais e o Centro Estadual de Regulação tenham acesso a esses dados. O objetivo é facilitar a entrevista com os familiares, que são os responsáveis pela decisão de doar ou não os órgãos.

Segundo Rafael Ramon da Rosa, coordenador da Central de Transplantes do RS, cerca de 45% das famílias entrevistadas para doação negam a doação de órgãos do seu familiar, por estarem em um momento de fragilidade e por não saberem se a pessoa tinha o desejo, em vida, de ser doador.

O termo de cooperação foi assinado entre os entes Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública do RS, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional do Rio Grande do Sul e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria da Saúde.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corpo de Bombeiros garante guarda-vidas civis no litoral sul Anterior

Corpo de Bombeiros garante guarda-vidas civis no litoral sul

Senac Pelotas promove inclusão e tecnologia no Parque Tecnológico Próximo

Senac Pelotas promove inclusão e tecnologia no Parque Tecnológico

Deixe seu comentário