Tech

Senac Pelotas promove inclusão e tecnologia no Parque Tecnológico

Os dois eventos promovidos pela faculdade serão oportunidades de valorizar o conhecimento produzido na região

Foto: divulgação - DP - Hackathon testará habilidades de participantes em sua terceira edição

O sábado será marcado por inovação e inclusão no Pelotas Parque Tecnológico. Com foco na tecnologia, os dois eventos promovidos pela Faculdade Senac Pelotas serão oportunidades de valorizar o conhecimento produzido na região, além de promover a inclusão racial na área de Tecnologia da Informação (TI).

Pela manhã, às 11h, haverá o lançamento do Ilê Tech, um projeto social em parceria com o Instituto Acredite para a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho na TI. O programa oferece a formação gratuita na área para pessoas negras.

A iniciativa, inédita em Pelotas, tem o objetivo de complementar a formação técnica em TI, incluindo a educação para relações étnico-raciais para a redução de desigualdades e do racismo no mercado, além de promover ambientes de trabalho antirracistas.

O Ilê Tech já teve uma turma em Porto Alegre, e, agora, ofertará 20 vagas em Pelotas. A formação acontece de 13 de fevereiro a 20 de junho de 2023, com aulas à noite. Os cursos ofertados serão de "Lógica de Programação", "Desenvolvimento Web Front-End", "Javascript", "Fenômenos Raciais e Inclusão Étnico-Racial" e "Inovação e empreendedorismo".

Já durante todo o dia, das 8h às 21h, acontecerá a terceira edição do Hackabrains da Faculdade de Tecnologia Senac. O hackathon é uma maratona tecnológica que reúne programadores e outros profissionais da tecnologia ligados ao desenvolvimento de software com o objetivo de provocar a criatividade e a experimentação de técnicas e habilidades.

Segundo a organização, mais de 40 competidores já se inscreveram. O coordenador do evento, Angelo Luz, destaca que o hackathon é uma oportunidade de conectar estudantes de tecnologia ao mercado de trabalho, que tem alta demanda por mão de obra qualificada.

Nesta edição, a pauta será social e as equipes deverão desenvolver soluções para um problema que será proposto pelos organizadores. Os três melhores projetos receberão prêmios, os dois primeiros em dinheiro e o terceiro em cursos profissionalizantes. Seis empresas apoiadoras disponibilizarão mentores que circularão pelo evento orientando e avaliando os trabalhos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Executivo e judiciário assinam acordo para facilitar doação de órgãos no RS Anterior

Executivo e judiciário assinam acordo para facilitar doação de órgãos no RS

Conselho do FGTS amplia em 5% valores do Casa Verde e Amarela Próximo

Conselho do FGTS amplia em 5% valores do Casa Verde e Amarela

Deixe seu comentário