Reconhecimento

Fenadoce é Patrimônio Histórico

Proposta do deputado estadual Luiz Henrique Viana passou na Assembleia e foi sancionada pelo governador Eduardo Leite

Junto a uma comitiva de Pelotas, o governador Eduardo Leite (PSDB) sancionou nesta quarta-feira (4) a lei que declara a Fenadoce Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. A proposta é de autoria do deputado pelotense Luiz Henrique Viana (PSDB). "É o reconhecimento da sociedade gaúcha ao trabalho de tantos que têm construído com suas mãos, alma e coração, a Fenadoce. É a oficialização daquilo que já era parte integrante da nossa vida e que tem alavancado a cadeia produtiva do doce", afirmou o parlamentar.

Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu as tradições doceiras de Pelotas e região como Patrimônio Cultural do Brasil. Neste ano, a feira chegou a sua 27ª edição com 1,3 milhão de doces vendidos e mais de 246 mil visitantes.

Após a assinatura da lei, o governador destacou que a medida impulsiona ainda mais a região. "Estamos potencializando economicamente a atividade no município e poderá, inclusive, ajudar na captação de recursos e investimentos", disse.

Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, que representou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) na cerimônia, a lei engrandece cada vez mais a feira, que já ultrapassou o território gaúcho para conquistar o Brasil e o exterior. "Ter esse reconhecimento ajuda a prospectar a região, não somente o evento em si, que ocorre durante 18 dias, mas é uma ferramenta para o turismo da região extremamente importante", destacou.

Na edição deste ano, a Fenadoce recebeu mais de 900 excursões. Para Ênio Lopes, gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade que coordena o evento, a população do Rio Grande do Sul já considera a Fenadoce um patrimônio, levando-se em conta o número de caravanas que rumam em direção à feira todos os anos. "A partir de agora, dividimos a responsabilidade de mantermos a feira viva e crescendo cada vez mais. Não é um evento somente da CDL, mas do Estado", celebrou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais investimento para melhor atender Anterior

Mais investimento para melhor atender

Capão do Leão fará concurso público Próximo

Capão do Leão fará concurso público

Deixe seu comentário