Celebração
Festa do Pêssego ocorre neste domingo
Uma programação especial foi montada e a expectativa é de que três mil pessoas compareçam para celebrar a cultura do pêssego
Jô Folha -
Neste domingo ocorre a Festa Municipal do Pêssego. O dia será dedicado a mostrar a importância que o cultivo e o consumo da fruta têm para a cultura de Pelotas, com uma programação que tem início pela manhã e se estende até o começo da noite. Bancas com produtos variados e atrações artísticas estão confirmadas para entreter as três mil pessoas esperadas no Rincão da Caneleira, 8º Distrito, local de fácil acesso. A entrada é gratuita e serão cobrados R$ 10,00 por veículo no estacionamento.
Noventa por cento da produção de compota de pêssego do Brasil é feita em Pelotas. Para isso, mais de 25 mil pessoas trabalham na colheita e na industrialização da fruta. São aproximadamente 600 famílias envolvidas, que dispõem de três mil hectares. Em 2018 foram mais de 20 mil toneladas, o que gerou um lucro de R$ 250 milhões; e esse número já vinha sendo registrado nos anos anteriores. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, o pêssego é uma parte importante da história da cidade há mais de 50 anos, dada a sua condição de gerador de riquezas. "Também tem um aspecto social pela mão de obra", completou.
O evento tem como objetivo promover a cultura do pêssego no resto do Estado e no país, bem como estimular o consumo in natura. "Entendemos que é pertinente termos uma ação especial, por se tratar da cadeia mais importante do nosso município", justificou o secretário. Ele explicou que a festa tem quatro momentos: as feiras, de 25 de novembro a 9 de dezembro; as ações junto às escolas para conscientizar acerca da introdução da fruta nas dietas; a adesão de 30 restaurantes da cidade que, durante a quinzena, fazem pratos à base de pêssego; e, por fim, a abertura da colheita.
A corte
Diana Bohrer e Tamires Mattozo são filhas de produtores e foram escolhidas para fazer parte da corte da Festa do Pêssego neste ano. A princesa Tamires se orgulha por poder representar os agricultores que trabalham com um dos carros-chefes da economia de Pelotas. "É uma honra", afirmou. Já Diana, a rainha, explica que o evento serve para valorizar o produto. "É maravilhoso fazer parte disso."
Local
O evento ocorre no Rincão da Caneleira, 8º Distrito, no trevo de acesso ao município de Morro Redondo, à direita. O deslocamento é feito pela BR-392, na direção Pelotas-Canguçu.
Programação
9h - Abertura do evento ao público
10h - Mateada com a Erva-Mate Elacy e Banda Pôr do Sol
11h - Abertura da colheita e apresentações de grupos tradicionalistas
12h - Almoço dançante
14h - Abertura oficial
15h - Banda Pôr do Sol
16h30min - Concurso do pêssego
17h - Atração principal: Luiz Marenco
19h - Encerramento com a Banda Pôr do Sol
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário