Agronegócio
Final de semana para se despedir da Expofeira
Encerra-se neste domingo as atividades no Parque Ildefonso Simões Lopes
Jô Folha -
No final de semana de despedida da Expofeira, a tarde de sábado (12) de feriado levou centenas de visitantes ao parque de exposições Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas. O público foi prestigiar a 93ª edição que se encerra neste domingo (13). Desfiles e exposição de animais, leilões, atividades artísticas, artesanato e feira da agricultura familiar são algumas das atrações da variada programação.
O sol e o calor de sábado foram propícios para uma caminhada na Associação Rural. No meio da tarde a pista central do parque recebeu a exposição e julgamento de cavalos crioulos. A noite foi de leilões da raça.
A pista também teve exposição de ovinos das raças de carne, pela manhã, e lã, no início da tarde. No mesmo local também ocorreu o julgamento do gado das raças de leite, Jersey e Holandês.
Uma das novidades desta edição foi o rodeio que reuniu dezenas de ginetes. A atividade entrou na programação campeira, numa promoção da 26ª Região Tradicionalista do MTG em conjunto com a Hospedaria Querência e a Tropilha Pampa Y Cielo.
Desde sexta-feira (11) os ginetes se dividem entre as provas de laço e de gineteada. A competição ocorreu na pista de campo do parque e a final começou no início da tarde de domingo.
Muitos eventos
Na tarde de sábado também foi encerrada a programação cultural do projeto Arte na Rural. A atividade contou com o lançamento do livro Contos de Pegasos, do médico Rogério Gastal. Além da sessão de autógrafos, o evento contou com declamação de poesias e com a apresentação musical da cantora e instrumentista Glória Majer.
Ainda dentro da programação cultural, neste domingo a Expofeira tem às 16h30min show com Guri de Uruguaiana. A atividade ocorrerá na pista central, evento aberto aos visitantes.
Feliz com a bem-sucedida edição, a presidente da Associação Rural, Carolina Peró Osório, disse que a Expofeira deste ano está sendo considerada a maior dos últimos tempos. "Foi além de todas as expectativas, o tempo nos ajudou bastante, mas realmente nunca tivemos uma visibilidade e uma participação como desta vez", comentou.
Carolina lembrou que durante a semana vários eventos, além dos tradicionais remates, desfiles e exposição de animais, movimentaram a Rural, como a Conferência Rural, a presença da Assembleia Legislativa, do programa Cresce RS, a audiência pública sobre segurança no campo promovida pela Câmara dos Vereadores. "Queria agradecer a prefeita que esteve sempre conosco e a todos os expositores, consolidando a nossa Expofeira Pelotas como a segunda do Estado, agradeço profundamente aqueles que contribuiram para que tudo isso acontecesse."
Novas experiências
O feriado que comemorou também o Dia das Crianças foi propício para que os pais levassem os pequenos ao parque. A técnica em Enfermagem Aline Amarilho, 36, contou que se organizou para estar de folga neste sábado e poder levar as filhas Davine, 12, e Daviane, 10, ao parque de exposições. "Diferente da minha infância, elas não têm acesso a esse universo", falou Aline.
No parque as meninas encontraram a amiguinha Larissa Batalha, 12, também levada pela mãe. A doméstica Katia Pereira, 43, conta a filha gosta desse tipo de passeio e que o pai dela trabalha na Associação Rural.
Na visita as meninas poderam por exemplo conhecer a vaca holandesa Donzela, da Estância Vale do Prata, de São Lourenço do Sul. Com um shape ou aparência corporal classificada como muito boa ela conquistou o título de campeã da raça nesta edição.
No estábulo onde estava Donzela, a ordenha mecânica que chamou a atenção das meninas. "É bom que elas vejam como é e todo o carinho e cuidado que os tratadores têm com os bichos. Também é bom que elas saibam que o leite não vem da patreleira do supermercado", disse Aline
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário