Saúde
Fonoaudiologia aliada à amamentação
Tratamento com especialista pode auxiliar mãe e bebê durante o aleitamento
Infocenter -
Dia 1º de agosto é o Dia Internacional da Amamentação e é um período interessante para reflexões acerta deste que é um dos momentos mais importantes da maternidade e do desenvolvimento do bebê. Em 2018, haverá espaço também para que seja discutido o papel da fonoaudiologia neste processo, tendo em vista os mais diversos benefícios que tal especialidade médica traz à amamentação - e vice-versa.
É a partir desta reflexão que o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia realiza a campanha Saúde, o seio da questão - Bebê sarado mama no peito. O evento integra o Agosto Dourado, mês do incentivo ao aleitamento materno. O objetivo é orientar à comunidade para a necessidade de interligar os dois assuntos.
Juntos, eles resultam em benefícios como orientações em relação ao posicionamento da mãe e do bebê para garantir melhor sucção, deglutição e, consequentemente, desenvolvimento. Isso porque o aleitamento materno, entre tantas outras contribuições, fortalece os músculos dos lábios, da boca e da língua, preparando estes órgãos no aprendizado da fala.
A médica fonoaudióloga Cecília Almada trabalha no Hospital da Furg e é também contratada pela prefeitura de Rio Grande. Com dez anos de experiência cuidando de recém-nascidos, ela salienta também a importância do acompanhamento da área no sentido de realizar o teste da linguinha - exame que possibilita diagnosticar, ainda nos primeiros meses, limitações dos movimentos da língua. "Muitas vezes os pais não se dão conta e isso pode resultar em prisão da língua e, consequentemente, dificuldade para sugar, engolir, mastigar e falar e, consequentemente, problemas na socialização mais para a frente", comenta. O teste passou a ser obrigatório nas maternidades públicas e privadas em 2014.
Doe
Em Rio Grande, é possível fazer doação de leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Em Pelotas, por ausência de mecanismo para pasteurização nas três maternidades da cidade, não é possível praticar o gesto.
Benefícios que o tratamento fonoaudiólogo pode trazer à amamentação e vice-versa
- Orientações sobre posicionamento do bebê e na pega adequada para melhor sucção
- Teste da linguinha, para diagnosticar limitações nos movimentos da língua
- Auxílio no desenvolvimento do maxilar e músculos da boca, preparando o bebê no aprendizado da fala
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário