Saúde

Fonoaudiologia aliada à amamentação

Tratamento com especialista pode auxiliar mãe e bebê durante o aleitamento

Infocenter -

Dia 1º de agosto é o Dia Internacional da Amamentação e é um período interessante para reflexões acerta deste que é um dos momentos mais importantes da maternidade e do desenvolvimento do bebê. Em 2018, haverá espaço também para que seja discutido o papel da fonoaudiologia neste processo, tendo em vista os mais diversos benefícios que tal especialidade médica traz à amamentação - e vice-versa.

É a partir desta reflexão que o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia realiza a campanha Saúde, o seio da questão - Bebê sarado mama no peito. O evento integra o Agosto Dourado, mês do incentivo ao aleitamento materno. O objetivo é orientar à comunidade para a necessidade de interligar os dois assuntos.

Juntos, eles resultam em benefícios como orientações em relação ao posicionamento da mãe e do bebê para garantir melhor sucção, deglutição e, consequentemente, desenvolvimento. Isso porque o aleitamento materno, entre tantas outras contribuições, fortalece os músculos dos lábios, da boca e da língua, preparando estes órgãos no aprendizado da fala.

A médica fonoaudióloga Cecília Almada trabalha no Hospital da Furg e é também contratada pela prefeitura de Rio Grande. Com dez anos de experiência cuidando de recém-nascidos, ela salienta também a importância do acompanhamento da área no sentido de realizar o teste da linguinha - exame que possibilita diagnosticar, ainda nos primeiros meses, limitações dos movimentos da língua. "Muitas vezes os pais não se dão conta e isso pode resultar em prisão da língua e, consequentemente, dificuldade para sugar, engolir, mastigar e falar e, consequentemente, problemas na socialização mais para a frente", comenta. O teste passou a ser obrigatório nas maternidades públicas e privadas em 2014.

Doe

Em Rio Grande, é possível fazer doação de leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Em Pelotas, por ausência de mecanismo para pasteurização nas três maternidades da cidade, não é possível praticar o gesto.

Benefícios que o tratamento fonoaudiólogo pode trazer à amamentação e vice-versa

- Orientações sobre posicionamento do bebê e na pega adequada para melhor sucção
- Teste da linguinha, para diagnosticar limitações nos movimentos da língua
- Auxílio no desenvolvimento do maxilar e músculos da boca, preparando o bebê no aprendizado da fala

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reconhecimento mais rápido Anterior

Reconhecimento mais rápido

Diário Popular tem Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho Próximo

Diário Popular tem Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Deixe seu comentário