Ensino Superior

Fórum de Reitores do RS é instituído na UFPel

Constituído de nove entidades de ensino superior públicas, grupo se articula para atendimento de demandas

Foto: Divulgação - Representantes das universidades federais que integrarão ao Foripes-RS

Com o propósito de definir pautas prioritárias e promover ações em conjunto para melhoria da educação, foi formalizado na tarde desta segunda-feira (5) o Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Foripes-RS). A criação do coletivo e a primeira reunião foi realizada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ao todo, são dez entidades participantes.

A criação do Fórum oficializa um canal de diálogo formado pelos reitores e reitoras das instituições, que já vinham se reunindo informalmente para a discussão de temas sensíveis às universidades e institutos nos últimos três anos. São questões de interesse em comum como os cortes orçamentários e as estratégias de valorização das instituições junto à sociedade.

O grupo também tem a pretensão de utilizar o Fórum para aumentar a atuação das instituições superiores gaúchas em conselhos e órgãos de fomento à pesquisa, ocupando espaços e buscando oportunidades para as entidades representadas. Conforme a reitora da UFPel, Isabela Andrade, eleita presidente do Foripes-RS, entre as primeiras ações do grupo está a formalização do grupo para o governo do Estado, bancada gaúcha do Congresso Nacional e outras entidades públicas. "Para oficializar a criação do Fórum, como nós iremos trabalhar, quais as pautas de interesse que serão assumidas", diz.

Os trabalhos devem ocorrer em reuniões semestrais e com encontros extraordinários conforme as demandas. Segundo a reitora, a primeira pauta de debate é sobre as ações referentes ao combate à evasão de estudantes e o preenchimento das vagas ociosas existentes nas instituições, cujos índices vêm aumentando nos últimos anos. Outra questão é a de aproximação entre as instituições para aproveitamento de recursos e para integração de programas e projetos acadêmicos, assim como a mobilidade estudantil.

Já para o vice-presidente do Foripes-RS e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IRFS), Júlio Heck, a criação do Fórum é um evento histórico devido à importância da articulação entre os gestores em defesa da educação pública superior. "Pela primeira vez teremos um coletivo organizado e oficialmente alinhado nas pautas de interesse, que são muitas."

Constituição do Fórum
O Foripes-RS congregará cinco universidades federais, uma universidade estadual e três institutos federais do Estado: UFPel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), UniFederal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IRFS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Piso da enfermagem não será pago esse mês na cidade Anterior

Piso da enfermagem não será pago esse mês na cidade

Reforço na equipe médica não resolve demanda na UPA Areal Próximo

Reforço na equipe médica não resolve demanda na UPA Areal

Deixe seu comentário