Susto

Galho de árvore cai no Parque Dom Antônio Zattera

Feira livre estava ocorrendo no local no momento do desabamento; ninguém ficou ferido

Foto: Victoria Meggiato - DP - Equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local para realizar a retirada

Por Victoria Meggiato

[email protected]

Na manhã deste sábado (16), um dos galhos de uma árvore caiu no Parque Dom Antônio Zattera, pela rua Andrade Neves. No momento do desabamento, por volta das 9h, uma feira ocorria no local. O galho atingiu a tenda de uma das bancas. Ninguém ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros e Agentes de Trânsito já estavam no local para realizar a retirada da estrutura.

O cenário após o desabamento era de preocupação por quem transitava pelo local. Para os feirantes, um susto. “Quase pegou uma guriazinha de oito anos”, disse o feirante Vagner Rogério, responsável por uma das bancas ao lado da árvore. Segundo ele, cerca de dez pessoas estavam embaixo da árvore momentos antes do galho cair, e só não foram atingidas por terem saído rapidamente após ouvirem um barulho na estrutura. 

Um outro feirante, de uma banca um pouco mais distante da árvore, contava aos clientes sobre a situação. "Caiu por cima das bancas, dos fios", relatou. A reportagem tentou falar com o responsável pela banca que foi atingida, mas ele não quis se manifestar.

Problema antigo

De acordo com Vagner, os feirantes já solicitam, há algum tempo, a manutenção das árvores, mas nunca foram atendidos. “Avisaram um monte gente já para vir cortar aqui e nunca vieram.” A árvore maior ao lado, em frente à banca de Vagner, também está com a estrutura comprometida.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA) informou que a Praça Dom Antônio Zattera tem tido monitoramento constante, com intervenções pontuais ao longo do ano. No ciclone de julho ela acabou não sendo muito afetada, contudo a secretaria informou que tem realizado ações no local de forma frequente.

"Com base em nossos cadastros, não identificamos nenhuma solicitação formal dos feirantes em relação ao manejo arbóreo na área pública. Todavia nossa equipe irá ao local verificar e a partir da vistoria poderá elaborar um laudo técnico sobre o ocorrido. Salientamos preliminarmente que no local há diversas árvores com idade avançada e que podem ocasionar quedas de galhos de maior porte em razão de ventos e chuva".

Por fim, a SQA destacou que, com o início do verão e o período de férias, estarão reforçando o monitoramento e serviços de manejo nas áreas verdes da cidade e o Parque será novamente objeto deste cronograma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ambientalistas alertam para os riscos da exploração na Bacia de Pelotas Anterior

Ambientalistas alertam para os riscos da exploração na Bacia de Pelotas

Evoluem as obras de duplicação da avenida Cidade de Lisboa Próximo

Evoluem as obras de duplicação da avenida Cidade de Lisboa

Deixe seu comentário