Melhorando
Gestão do Bolsa Família tem boa avaliação
O resultado está ligado diretamente ao crescimento do número de atualizações e novos cadastros
Pelotas atingiu neste ano o maior Índice de Gestão Descentralizada (IGD) até agora registrado na história da Assistência Social do município. O Índice mede a qualidade da gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único e é utilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para repassar recursos para o setor. A cidade chegou à marca de 0,78, numa escala de zero a um.
O resultado está ligado diretamente ao crescimento do número de atualizações e cadastros novos do Bolsa Família. O secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, salienta que isso foi possível graças à qualificação proporcionada a servidores e à descentralização dos serviços do Cadastro Único.
O índice de 0,78 foi atingido em janeiro e divulgado neste mês. Ações como mutirões do Cartão Reforma e da regularização fundiária e o atendimento para novos cadastros ou atualizações nas sedes dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Areal, Fragata e Três Vendas foram determinantes para ampliar o número de cadastrados.
“Em abril vamos finalizar a descentralização do Cadastro Único, realizando atendimento no Cras São Gonçalo. O IGD tende a aumentar ainda mais”, comenta Longaray. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Pelotas possui 28 mil famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Longaray pondera que o órgão não divulga onde estão localizadas estas pessoas, e que a SAS partiu para a busca, com a finalidade de identificá-las e cadastrá-las, para acesso ao Bolsa Família.
“Os esforços compensaram. Chegamos a atender 200 pessoas por dia, quando a média não ultrapassava 70 atendimentos. O aumento dos recursos para o município proporcionará incremento nas ações de assistência social”, relata o secretário.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário