Fraternidade
Grande Loja comemora 90 anos
Na mesma programação, ocorrerão as posses do grão-mestre e do grão-mestre adjunto
Divulgação -
Os 90 anos de fundação da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul serão comemorados em Pelotas, neste sábado. Na mesma programação, ocorrerão as posses do grão-mestre e do grão-mestre adjunto, Norton Valladão Panizzi e Tadeu Gomes Xavier, respectivamente.
Durante dois dias Pelotas será a capital da Maçonaria no Brasil, vinculada às Grandes Lojas. Estarão na cidade grãos-mestres e autoridades maçônicas da maioria dos estados brasileiros, além membros de lojas simbólicas do Rio Grande do Sul. Também são aguardadas autoridades maçônicas de vários países, como Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Equador, Estados Unidos e Portugal.
Pela primeira vez na história da Grande Loja, o grão-mestre e o grão-mestre adjunto são nascidos na mesma cidade. Norton Valladão Panizzi e Tadeu Gomes Xavier são pelotenses. Na atual administração da Grande Loja, Norton é o grão-mestre adjunto e Xavier é o 1º grande vigilante. O atual grão-mestre é o publicitário Paulo Roberto Pithan Flores, nascido em Caxias do Sul.
História
No dia 8 de janeiro de 1928, quatro lojas do Sul do Estado, reunidas em Bagé, decidiram acompanhar o movimento mundial de separação da Maçonaria Vermelha da Maçonaria Azul, criando a Grande Loja Simbólica do Rio Grande do Sul.
As lojas Rocha Negra, de São Gabriel; Caridade Santanense, de Santana do Livramento; Fraternidade, de Pelotas; e Amizade, de Bagé recebendo, através de sorteio, os números 1 a 4, respectivamente. Loja Rocha Negra Nº 1, Loja Caridade Santanense Nº 2, Loja Fraternidade Nº 3 e Loja Amizade Nº 4. A Loja Amizade Nº 4 permaneceu durante breve período ligada à Grande Loja recém-fundada, retornando em seguida ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul, no qual ainda hoje é obediente.
Líder deste movimento, a Loja Fraternidade Nº 3 teve um de seus obreiros escolhido para ser o primeiro grão-mestre, o irmão Manoel Serafim Gomes de Freitas. Durante os primeiros anos, a Grande Loja teve como sede a cidade de Pelotas, onde sua estrutura foi organizada. De 1934 a 1936, a sede foi para Bagé. De 1936 a 1939 esteve Porto Alegre, quando retornou a Pelotas até 1942. A partir desse ano teve sua sede administrativa transferida para a capital gaúcha de forma definitiva.
Hoje a Grande Loja tem, em sua jurisdição, mais de 200 lojas na quase totalidade dos municípios gaúchos, reunindo aproximadamente oito mil maçons.
A Maçonaria é uma das mais antigas instituições da humanidade. Na forma como é conhecida hoje completou 300 anos em 2017, mas já existe há vários séculos. Em 24 de junho de 1717 fundou-se a Grande Loja de Londres e Westminster, na Inglaterra, começando, assim, o que hoje é chamado de Sistema Organizado ou Obedencial da Franco-Maçonaria. Membros de quatro lojas encontraram-se na Taverna Crown, em Counvert Garden, naquela data. Acharam por bem “unirem-se sob um grão-mestre, como Centro de União e Harmonia”.
As quatro lojas formaram um movimento de articulação em rede que se espalhou por Inglaterra, Escócia, França, Holanda e Alemanha, consolidada por regras e constituições compiladas em atas, entre 1720 e 1723.
Com a fundação da Maçonaria organizada estabeleceu-se um novo tipo de relação, através da qual as lojas existentes aderiram a um novo órgão, chamado Grande Loja, formando uma potência, transcendendo o caráter operativo das organizações então existentes para se constituir em uma organização simbólica, política e filosófica. Os resultados dessa organização estão presentes na história do Ocidente até os dias de hoje.
O dia 24 de junho é um marco na chamada Maçonaria Simbólica. A Maçonaria Operativa, no entanto, é uma instituição milenar.
Programação
As comemorações dos 90 anos de fundação da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul começam nesta quinta-feira (4), com a recepção às delegações visitantes. Nesta sexta-feira, ocorre almoço no restaurante Santo Antônio Grill, no Laranjal. Às 15h, integrantes da atual e da futura administrações da Grande Loja realizarão visita à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e ao vice-prefeito Idemar Barz (PTB).
Já no sábado pela manhã está programado passeio um pelos pontos históricos de Pelotas. Às 17h, no Templo da Loja Fraternidade Nº 3, na rua Andrade Neves, ocorre a Sessão Magna Ritualística de Posse da Administração 2018/2021. O jantar comemorativo aos 90 anos e a posse ocorrerão na sede campestre do Centro Português 1º de Dezembro.
Valores fortalecidos
O futuro grão-mestre ingressou na Maçonaria há 28 anos. É mestre maçom grau 33. É advogado, especializado em Direito Civil e de Família.
Tadeu Gomes Xavier, futuro grão-mestre Adjunto é mestre maçom grau 33, integra o quadro de obreiros da Loja Fraternidade e é empresário do ramo da representação comercial.
Um dos principais focos na atuação da Administração 2018/2021 será o fortalecimento dos valores defendidos pela Maçonaria. “Precisamos ter um papel relevante na sociedade. Para isso é fundamental fortalecer os valores que nos movem. Temos que mostrar que cultivamos valores absolutamente necessários à pátria. Nosso objetivo é trabalhar forte na formação do homem maçom, prepará-lo cada vez melhor para que possa atuar permanentemente na defesa e na implantação de valores sólidos e que ajudem a melhorar todo o nosso ambiente”, afirma Panizzi.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário