Solidariedade
Hemopel recebe mais de 110 doações no Dia Nacional do Doador Voluntário
Pelotenses fizeram sua parte e doaram sangue na data alusiva, dando um "respiro" aos estoques do Hemocentro
Mais de 110 pessoas procuraram o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) para doar sangue no Dia Nacional do Doador Voluntário, comemorado nesta segunda-feira (25). O número representa mais que o dobro da média diária de doadores, que é de 50 pessoas, e significa importante contribuição aos estoques de sangue do local, que atende municípios da 3ª e da 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde (Zona Sul e Campanha), garantindo o fornecimento de sangue para as instituições públicas de saúde destas regiões, incluindo o Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e 13 hospitais.
Conquistar a fidelidade dos doadores é, aliás, um dos desafios enfrentados pela equipe do Hemopel. Para isso, eles aproveitam as datas especiais para esclarecer dúvidas e, com a ajuda de parceiros, entregar brindes a quem vai até o local fazer a doação. “Doo desde os 18 anos e sei o quanto é importante e a diferença que faz na vida de quem precisa, por isso faço questão de vir sempre, não só em datas especiais”, garante a dona de casa Eliane Machado, 44 anos. Para a professora Ângela Manetti, 45 anos, se cada um doasse pelo menos uma vez no ano, os estoques se manteriam.
De acordo com o Ministério da Saúde, uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. No caso de Pelotas, o ideal seria a manutenção diária de uma média de 80 doações, número um pouco distante das atuais 50. “Em dias especiais, a comunidade sempre vem ao Hemocentro e faz a sua parte. O ideal seria que isso ocorresse todos os dias, o que garantiria a manutenção dos estoques e permitiria que trabalhássemos com mais tranquilidade”, explica a diretora do Hemocentro, Gisele Pinto, destacando que os municípios da região também ajudam, enviando doadores ao Hemopel.
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Em dezembro, além dos dias convencionais, o Hemopel abrira em dois sábados: 7 e 21, das 8h às 13h. Nessas datas, a direção analisará a procura da comunidade para avaliar se em 2020 será viável o funcionamento da unidade em alguns sábados de cada mês. Além disso, espera-se equilibrar a tradicional queda nas doações durante o fim de ano, fazendo com que os números se mantenham estáveis.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário