Oportunidade
IBGE abrirá mais de 660 vagas para região
Inscrições para o cargo de coordenador censitário subárea vão até o dia 15 deste mês; é preciso ter CNH na categoria B
Jô Folha -
Pelotas e outros 13 municípios coordenados pela agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na região terão direito a três vagas para o cargo de coordenador censitário subárea (CCS) no Censo 2020. A seleção é para nível médio e será feita por realização de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com inscrições abertas até 15 deste mês. O salário é de R$ 3.100,00 e o candidato selecionado passará por treinamento para a execução dos trabalhos. Até abril de 2020, outras 667 vagas ainda devem ser abertas, com o lançamento de editais para outros quatro cargos.
Para a inscrição ao cargo de CCS, é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e não ser servidor público ativo, inativo ou temporário, além de cumprir outros requisitos presentes no edital do processo. A contratação segue a lei 8.745/93, que estabelece a contratação por tempo determinado para atender a necessidades excepcionais do serviço público. Os contratados terão jornada de 40 horas semanais e receberão auxílio alimentação, transporte, férias e 13º salário proporcionais ao tempo de serviço. A renovação dos contratos ocorre a cada 30 dias e os selecionados passarão por avaliação mensal, de acordo com os critérios de assiduidade, cumprimento de prazos e produtividade.
O coordenador censitário Subárea é responsável pela supervisão do processo em campo nas zonas Rural e Urbana. Também será responsável por questões técnicas, metodológicas, administrativas e operacionais.
Importância do Censo
A coordenadora regional do Censo 2020, Tatiana Gautério, lembra que o candidato selecionado fará parte de um importante processo, que é a principal fonte de dados sobre a situação da vida da população nos munícipios. Gautério afirma, ainda, que os números impactam em áreas como a econômica, pois o fundo de participação de estados e municípios tem as cotas definidas de acordo com as estatísticas do Censo. Além disso, a representação política também é afetada, pois as estatísticas definirão o número de deputados e vereadores de cada local. "O Censo originará as políticas públicas da década seguinte", destaca.
Segundo Tatiana, a redução no orçamento do IBGE para a realização do estudo em 2020 promoveu a necessidade de adaptação do Instituto, de modo que as estatísticas geradas não serão afetadas negativamente. Também há, segundo a coordenadora, estudos que indicam que o censo de 2020 será compatível com os anteriores, ou seja, os números poderão ser comparados. "Houve uma adaptação das perguntas, mais do que uma retirada", revela.
Inscrições
As inscrição para o processo para CCS podem ser realizadas até as 16h do dia 15 deste mês, pelo site https://www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibgepss2019. A taxa de inscrição é de R$ 58,00 e as provas terão 60 questões, com exigência de conhecimentos em Português, Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Noções de Administração e Situações Gerenciais. A aplicação da prova será em 8 de dezembro e os resultados finais devem ser publicados em 10 de janeiro de 2020. A previsão é que as contratações sejam feitas a partir de fevereiro de 2020, com duração até o final do Censo.
Previsão de outros editais
No Brasil, 1.343 vagas foram disponibilizadas para o cargo de CCS. Para os próximos meses, há a previsão de lançamento de editais para outros cargos que também trabalharão no Censo em 2020. O número de vagas, nesses casos, é variável para cada município. Para a região serão destinadas 83 vagas para cargos que trabalharão em postos de coleta.
Esses locais serão sedes temporárias do IBGE em municípios da região, sendo responsáveis pelo suporte de recenseadores, questões administrativas, gerenciamento e supervisão de coleta dos dados. Entre as vagas, 65 serão para o cargo de agente censitário supervisor (ACS) técnico, 14 para agente censitário municipal (ACM) e quatro para agente censitário supervisor (ACS) administrativo - este somente para Pelotas. A previsão de contratação para é para junho de 2020.
Além disso, outras 584 vagas para recenseadores também serão disponibilizadas. A previsão de contratação é para julho de 2020.
Vagas para recenseadores
Arroio do Padre 3
Arroio Grande 19
Canguçu 52
Capão do Leão 23
Cerrito 7
Herval 8
Jaguarão 28
Morro Redondo 7
Pedro Osório 8
Pelotas 365
Piratini 22
São Lourenço do Sul 39
Turuçu 3
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário