Reforço

Idosos em ILPIs começam a receber a 4ª dose

Aplicação do imunizante contra a Covid-19 é destinada a pessoas com 80 anos ou mais

Teve início nesta segunda-feira (28) a aplicação da quarta dose da vacina contra o coronavírus em pessoas com 80 anos ou mais residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Pelotas. Durante o dia, dez institucionalizados de uma ILPI, localizada no bairro Fragata, que já haviam recebido a terceira dose como reforço, foram beneficiados com mais uma, aplicada pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A nova dose é destinada a idosos a partir de 80 anos, que se vacinaram com a terceira há, pelo menos, quatro meses. A regra foi estabelecida na última sexta-feira (25), pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e segue as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. Em Pelotas, o processo de aplicação começa pelas ILPIs, mas a vacina ainda não está disponível para todos dessa faixa etária.

O município aguarda o envio de novas doses para ampliar a imunização para todos os integrantes desse público. As aplicações serão feitas nas Unidades Básicas de Saúde. A estimativa da SMS é que 11.363 idosos com 80 anos ou mais estejam aptos a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na cidade.

Trailer da Vacina
 Nos próximos dias, a unidade móvel de vacinação estará nos bairros Porto, Centro e Santa Terezinha. No espaço itinerante, estão disponíveis imunizantes contra a Covid-19 e outros que fazem parte do Calendário Nacional do público adulto. O atendimento é sempre das 9h às 17h, com intervalo entre as 12h30min e as 13h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão disponíveis para pessoas, a partir de 12 anos, a primeira e a segunda dose contra o coronavírus da Pfizer ou Coronavac. Adolescentes imunossuprimidos, entre 12 e 17 anos, podem receber a terceira ou quarta dose do imunizante Pfizer. Para a faixa etária com 18 ou mais, é a vez da terceira dose da proteção e, para imunossuprimidos, é a quarta dose. A população adulta também pode se vacinar contra a Hepatite B, Tríplice Viral e dT (Difteria e Tétano).

Confira o cronograma completo
Terça-feira: praça Domingues Rodrigues, 4, Escola Carlos Laquintinie - Porto
Quarta-feira: rua Voluntários da Pátria, 1.757, Escola Luciana de Araújo - Centro
Quinta-feira: avenida 25 de Julho, 554, Escola Santa Terezinha - Santa Terezinha
Sexta-feira: rua Almirante Barroso 1.679, Escola Doutor Joaquim Assumpção - Centro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brinquedos viram risco a crianças na Duque de Caxias Anterior

Brinquedos viram risco a crianças na Duque de Caxias

Pelotas registra dois óbitos por Covid-19 Próximo

Pelotas registra dois óbitos por Covid-19

Deixe seu comentário