Oportunidade

IFSul disponibiliza vagas para Licenciatura em Computação

Inscrições acontecem até o dia 23 de outubro, diretamente no site da instituição

Foto: Italo Santos - DP - São 36 vagas oferecidas no total

João Pedro Goulart

[email protected]

(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) está ofertando vagas para o Curso Superior de Licenciatura em Computação, que forma professores na área da Computação para exercício da docência em escolas públicas (estaduais, municipais e federais) e particulares. São 36 vagas oferecidas no total: 18 pela nota do Sisu (via Enem); e 18 via processo seletivo próprio da instituição, que é uma redação. As inscrições para a prova estão abertas até o dia 23 de outubro e são realizadas pelo próprio site do IFSul (lcomp.pelotas.ifsul.edu.br). Para participar, é preciso ter o ensino médio completo.

Tauan Cabreira é professor e atual coordenador do curso de Licenciatura em Computação no IFSul e é instrutor desde 2013, mesmo ano em que o curso foi aprovado no Ministério da Educação (MEC) e teve o ingresso da sua primeira turma. O professor diz que o curso, que completa dez anos em 2023, já possui uma trajetória traçada na instituição. Porém, ele entende que é uma faculdade ainda recente e pouco conhecida. “Por se tratar de uma licenciatura, é um curso de formação de professores. Mas é um curso que forma professores para trabalhar na educação básica dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e também do Ensino Superior, com componentes curriculares de computação”, explicou.

O professor entende que recentemente surgiram movimentos de aprovação do ensino de Computação na educação básica, o que fomentou a importância do curso. “Quando esse curso foi fundado, há dez anos, não tínhamos a perspectiva de ensinar computação nas escolas. [...] Hoje se tem a perspectiva de adicionar a computação como uma disciplina específica de computação ou, então, transversal com outros componentes curriculares, trabalhando junto com a física, com a matemática, etc”.

Bolsas

Dentro da licenciatura, existem dois programas com bolsas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), para os alunos do início do curso até a metade; e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), que vai do meio ao final do curso. Os estudantes destes dois programas de incentivo desenvolvem projetos nas escolas. Um desses projetos é o kit robótico, que já chegou em várias escolas do Município e do Estado, utilizado para trabalhar a disciplina de física. “Nossos alunos montaram esses kits, e toda semana se encontram com o professor e com os estudantes para trabalhar física, usando a robótica como um recurso pedagógico”, disse o professor.

Além disso, por se tratar de um curso da área de computação, também habilita as pessoas a trabalharem no mercado de Tecnologia da Informação (TI), que é um mercado em alta. “As pessoas podem trabalhar como programadores, desenvolvedores. Temos várias disciplinas no currículo da área de computação: arquitetura de computadores; sistemas operacionais; rede de computadores; programação front-end e back-end; banco de dados; jogos educativos; informática da computação. Todos componentes curriculares que agregam na formação específica da área de computação”, disse.

O curso ocorre no período noturno e possui duração de quatro anos (oito semestres), com estágio obrigatório de quatro semestres. O ingresso é anual e o semestre 2024/1 inicia em meados de fevereiro.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Emissão gratuita de certidões acontece em Pelotas Anterior

Emissão gratuita de certidões acontece em Pelotas

Dragagem nos portos gaúchos custará mais de R$ 100 milhões Próximo

Dragagem nos portos gaúchos custará mais de R$ 100 milhões

Deixe seu comentário