Educação
Igualdade em todas as áreas
Corpo docente das ciências biológicas da UFPel organiza evento para debater igualdade de gênero na ciência e discutir o papel da mulher na sociedade
Divulgação -
Mulheres na ciência. Uma relação que rende muitos bons frutos para a sociedade, mas que ainda enfrenta resistência no cenário acadêmico e social. Dentro deste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospeccção (PPGBIO) organiza o "Elas na ciência - a UFPel discutindo os desafios e perspectivas para a inclusão de novos talentos", atividade voltada para as discussões a respeito da presença da mulher nos espaços de desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O evento inicia nesta quarta-feira (25) às 19h na Bibliotheca Pública pelotense.
Os números apresentam esta desigualdade. Entre as reitorias de todas as universidades federais existentes no Brasil, apenas um terço é chefiada por mulheres. As mulheres também são responsáveis por um terço das pesquisas desenvolvidas no país. Na UFPel, 59% dos estudantes entre os cursos de graduação, mestrado e doutorado são mulheres, número que não se repete entre o corpo docente. A instituição conta com 1.361 profissionais da docência ativos. Deste número, 687 são mulheres, o que representa um índice de 51%. "Nós queremos buscar condições para as mulheres poderem almejar uma ascensão na carreira. 59% das estudantes são mulheres e o índice de professoras e pesquisadoras ainda é pequeno. Não é uma busca por privilégios para nós mulheres, mas sim, uma luta por igualdade entre os gêneros", afirmou a professora doutora Ethel Wilhelm, participante da organização do encontro.
Para realizar estas discussões, a comissão organizadora, formada por três profissionais doutoras na área da ciência, realiza um resgate histórico-cultural sobre os elementos que geraram esse baixo índice de mulheres nos espaços científicos. Fatores sociais e discursos que foram desenvolvidos a respeito do papel da mulher na sociedade serão expostos para fundamentar os debates. "Nossa ideia é ir além da nossa área. Temos o objetivo de promover as discussões a respeito dos desafios da inclusão de gênero no ambiente acadêmico e atingir um público maior", destacou a professora.
Programações e solidariedade
A abertura acontece na Bibliotheca Pública, às 19h com a palestra "Elas na ciência: desafios e perspectivas para a inclusão de novos talentos", que será ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Márcia Barbosa. No segundo dia de atividades, que será sediado pelo auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), acontecerão quatro mesas redondas que abordarão os desafios da igualdade de gênero e como a UFPel age em prol desta inclusão.
Os participantes não pagaram para participar do evento. As inscrições foram feitas através de doações de kits de materiais escolares. Entre as doações, estavam cadernos, pacotes de folhas de ofício e réguas. Todo o material arrecadado será doado para a escola municipal Margarida Gastal, do Capão do Leão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário