Apoio

IMDAZ está precisando de alimentos

Com o estoque baixo e ainda recebendo poucas doações, oferta de refeições aos 260 menores atendidos pela instituição está comprometida

Carlos Queiroz -

Sem receber muitas doações, o estoque de alimentos do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ) está baixo e preocupa a direção do local. Diariamente são servidas mais de 500 refeições às crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Um auxílio que faz toda diferença na vida daqueles que, muitas vezes, têm como única alimentação do dia a fornecida pelo Instituto.

Segundo Patrícia Frank, diretora do IMDAZ, esse ano as doações estão abaixo do esperado e até itens básicos, como feijão, estão em falta. Por dia, são servidos oito quilos do grão e, por mês, a quantidade chega a 120. O estoque atual não deve chegar nem ao final desta semana, alerta a diretora. Outros alimentos também estão em falta, como ovos, óleo e carne - deste último item, mensalmente são consumidos no mínimo 140 quilos. “Mesmo que seja guisadinho, picadinho ou misturado, e fazendo aquilo dar cria, sempre acaba gastando”, conta Patrícia.

Atualmente são atendidos no turno inverso da escola 260 menores, sendo 130 pela manhã e 130 à tarde. Além do aprendizado, os jovens recebem também café (da manhã ou da tarde) e almoço. A diretora conta que, do total, para pelo menos 29 alunos, a única refeição do dia é a recebida no IMDAZ.

“Uma vez uma menina chegou aqui e perguntou que horas era o café. Eu falei que era 8h30min e ela questionou: ‘não dá para ser antes?’. Eu perguntei: ‘tu não aguenta mais um pouquinho?’. E ela respondeu: ‘tia, eu tô com muita fome desde ontem’. Isso corta o coração da gente”, comenta Patrícia.

Sobre o IMDAZ
São atendidos pelo Instituto crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que têm a oportunidade de passar por aulas de taekwondo, inglês, música e reforço escolar, entre outras atividades. Para as mães dos menores, também são ofertados cursos, como de manicure, culinária e costura.

De acordo com Patrícia, hoje há uma lista de espera de 84 estudantes que gostariam de ingressar na instituição. A capacidade máxima, no entanto, já foi alcançada. Para atender essas crianças, quatro salas de aula estavam passando por reforma, mas acabaram sendo atingidas por um incêndio em dezembro do ano passado. Com isso, todo o material, como fiação e forros de PVC, que estavam armazenados, acabaram sendo perdidos.

“A ideia é que as salas já estivessem prontas, mas tivemos esse contratempo. Levamos um ano arrecadando as coisas para depois tudo queimar, é muito triste”, conta a diretora. Interessados também podem contribuir para a obra, doando forro e material elétrico, entre outros itens.

Ajude o IMDAZ
Doações de alimentos:

IMDAZ: avenida Domingos de Almeida, 3150 - Areal

Universidade Católica de Pelotas (UCPel): rua Gonçalves Chaves, 373 - Centro

Doações em geral (alimentos e materiais de construção)
IMDAZ: avenida Domingos de Almeida, 3150 - Areal

PIX: 92238138002276 (CNPJ)

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cpers dispara críticas à demora em obras e ao novo Ensino Médio Anterior

Cpers dispara críticas à demora em obras e ao novo Ensino Médio

Casa da Gestante é requalificada Próximo

Casa da Gestante é requalificada

Deixe seu comentário