Risco
Impasse na esquina
Moradores do entorno da Andrade Neves com Pinto Martins exigem que a sinalização do cruzamento passe por melhorias, a fim de evitar os constantes acidentes
Jô Folha -
O cruzamento da rua Andrade Neves com Pinto Martins, no Centro de Pelotas, é um ponto que está virando alvo de reclamações por parte dos moradores. Eles cobram por ações do Poder Público para evitar os acidente que ocorrem constantemente no cruzamento. Segundo alguns dos residentes do local, é difícil ultrapassar uma semana sem presenciar algum tipo de imprudência dos motoristas. Entretanto, de acordo com a prefeitura, um semáforo não é adequado e não resolveria os problemas.
Uma intervenção foi feita na Andrade Neves há cerca de seis meses pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). Antes, era proibido estacionar a uma distância de cinco metros da esquina com a Pinto Martins. Agora, o perímetro se estendeu para 15 metros. Essa mudança se deu pelo fato de haver uma ciclofaixa ao lado do espaço destinado ao estacionamento de veículos, dificultando a visão dos motoristas. Isso, segundo o secretário Flavio Al Alam, foi elogiado pelos moradores. "Realmente era muito ruim", reconhece.
Já em relação ao pedido dos residentes, ele explica que, para instalar um semáforo, é necessário considerar algumas características das vias. Elas precisam ter um trânsito semelhante com intenso movimento, de forma com que a sinalização sirva para regular os fluxos. O cruzamento entre Andrade Neves e Pinto Martins não é um caminho movimentado, de acordo com Al Alam, nem é passagem de ônibus e caminhões. Além disso, a via precisa registrar um grande número de acidentes; dessa forma, o semáforo reduziria o índice.
Opiniões divididas
Os moradores afirmam que os sustos são frequentes. Sinara Nogueira conta que o último acidente presenciado foi há duas semanas; até mesmo motociclistas de tele-entrega são vítimas da imprudência. Uma sinaleira seria a solução para José Rosa, pois a maioria dos motoristas "descem" a Andrade Neves em alta velocidade. O morador aprova a intervenção feita pela STT no último ano, e afirma que o recuo do perímetro destinado ao estacionamento ajudou os ciclistas que ali trafegam. Em contrapartida, o taxista Rudinei Rossales não acredita que instalar um semáforo seria a melhor solução, já que a desatenção dos motoristas é a principal causa de acidentes. Ele ressalta que a sinalização (pinturas e placas de pare) está sendo melhorada de uns tempos para cá.
Os acidentes
De acordo com estatísticas divulgadas pela STT, o índice de acidentes registrados com boletim de ocorrência no ano de 2018 foi baixo. No cruzamento entre Andrade Neves e Pinto Martins foram três. Todos sem vítimas. Já neste ano, ainda não houve registros. Al Alam ressalta que a Andrade Neves não é uma via em que os motoristas trafegam em altas velocidades. Porém, é comum presenciar o movimento de carros às 13h30min e à tardinha, considerados os horários de pico. Para quem não está pela rua preferencial, é realmente difícil transitar, considera o secretário. No entanto, é preciso ter "um pouco de paciência". A maioria dos problemas pode ser resolvida através de intervenções e ajustes, como a que foi feita em 2018.
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