Tecnologia

Olhar moderno às aulas de Anatomia

Dispositivo usa a realidade virtual no aperfeiçoamento de estudantes e professores

Carlos Queiroz -

Um dispositivo que permite qualificar aulas de medicina presencial ou a distância (EAD) foi apresentado ao mercado local pela Technai Health, empresa genuinamente pelotense. O projeto de Realidade Virtual Aumentada (RVA) Por Dentro dAnato ganhou a simpatia de professores, alunos e profissionais da saúde, que puderam experimentar o programa no Parque Tecnológico de Pelotas.

Instigados a levar a tecnologia do RVA para a sala de aula, os diretores executivos da empresa, professores e médicos Vinícius Guedes, Achilles Gentilini e Márcio Guerreiro, tiveram a ideia de melhorar o ensino aplicando dispositivos de imersão através da realidade virtual. No Por Dentro dAnato os professores podem dar aula de Anatomia em tempo real ou gravada, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudam na ampliação do sentimento de presença do usuário no ambiente virtual.

Com um computador projetado especificamente para o programa, com óculos virtual e um controle, o espectador tem acesso ao modelo de um corpo humano e, a partir de um sensor, pode retirar (virtualmente) partes, explorando cada área, como órgãos, tecido e ossos, como se estivesse diante de um cadáver. “A vantagem é que nos permite anatomicamente perceber detalhes do corpo humano de forma individual, o que é dificultado em uma sala de aula normal, com um corpo e vários alunos”, comentou a professora da disciplina Urgência e Emergência da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e coordenadora do colegiado do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mariana Bainy. No início da experimentação, a docente confessou que sentiu certa intranquilidade em relação à localização/espaço, mas garantiu que o projeto é fundamental para que perceba qual a área de interesse do aluno.

Um dos diretores, Achilles Gentilini, acrescenta que um cadáver individual por aluno, e o professor atingindo todas as metas de qualificação do ensino, é uma utopia no mundo real. “Assim poderemos montar um laboratório com o professor e mais dez bancadas, em aulas em tempo real ou gravada”. Gentilini conta que futuramente será possível ter um aplicativo no modelo “Netflix”, em que o interessado terá licença para usar o programa por tempo determinado, o que, para os acadêmicos, será um ganho extra na hora de estudar. “Nós acreditamos que a realidade virtual é o novo futuro da educação, desde o ensino básico até a faculdade, e é por isso que a nossa missão é conseguir alcançar o máximo de ensinos possíveis e entregar uma ótima experiência para os estudantes.”

O programa já foi apresentado a quatro instituições de Ensino Superior, três delas em Pelotas. No dia da apresentação do Por Dentro dAnato, os professores colocaram em exposição outros produtos da Technai Health, como o EAD em Realidade Virtual, Realidade na Arquitetura e as aulas em 3D com treinamentos e propedêutica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Impasse na esquina Anterior

Impasse na esquina

Temporal deixa pelo menos três mortos no Rio de Janeiro Próximo

Temporal deixa pelo menos três mortos no Rio de Janeiro

Deixe seu comentário