Patrimônio
Incêndio destrói estrutura e acervo do Museu Nacional
Mais antigo do país, museu possuía coleção com mais de 20 milhões de itens
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na noite deste domingo (2). Inaugurado em 1818 por Dom João VI, o acervo estava instalado em um palacete imperial e completou 200 anos em junho.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teria iniciado no começo da noite, logo após o fechamento do local para visitantes. Quatro vigilantes que trabalham no local conseguiram sair do prédio e não ficaram feridos. Não há vítimas.
Com 20 milhões de itens, o museu é subordinado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No acervo constava o fóssil do maior dinossauro de grande porte já encontrado no Brasil e vasta coleção de itens que contam a história do Brasil. Dentre eles edições do jornal Diário Popular.
O Museu Nacional vinha enfrentando dificuldades devido ao cortes de verbas repassadas, o que estava deixando a estrutura do prédio visivelmente desgastada. Enquanto em 2013 a administração contou com R$ 531 mil para manutenção, no ano passado o valor foi de R$ 346 mil. O número de visitantes também se encontrava em queda. Nos últimos cinco anos caiu de 275 mil para 181 mil pessoas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário