Desenvolvimento

Incentivo à inovação transforma Pelotas em polo tecnológico

Cada vez mais o Município se destaca por talentos com ideias inovadoras, criando um ambiente empreendedor

Foto: Carlos Queiroz - DP - Atualmente 58 empresas compõem o espaço do Parque Tecnológico

Para falar de tecnologia é necessário pensar, antes, em educação e fomento a projetos inovadores. Por isso, há quase sete anos foi criado o Pelotas Parque Tecnológico, através da estruturação de um ambiente para prestar apoio a novos negócios e potencializar atividades de pesquisa.

Atualmente, o espaço é composto por 58 empresas, entre elas as chamadas incubadoras, que prestam apoio a novos empreendimentos. Essas atuam nas áreas de tecnologia da informação, tecnologia da saúde e indústria criativa. Além disso, o PPT possui 26 parceiros que contribuem para o desenvolvimento do local. Entre os principais projetos, está o Criar-Lab, que tem como objetivo desenvolver a criatividade e a inovação em alunos de escolas municipais e estaduais, a partir de oficinas. Nessas aulas práticas os estudantes têm contato com materiais recicláveis, elétricos e eletrônicos para a criação de trabalhos.

Diretor do Pelotas Parque Tecnológico, Tiago Primo enxerga esse projeto como um bom exemplo que traduz o propósito local. Segundo ele, o Criar-Lab é “o começo de tudo”, já que através da educação básica se originam os profissionais do futuro. “Quando a gente tem lá na ponta aquelas empresas que são vendidas, saem aqui do Parque e viram um grande sucesso, lá atrás algum incentivo essas pessoas tiveram que fez com que se tornassem esses profissionais empreendedores e criativos. E a gente acredita que isso começa muito em ambientes como esse”, revela.

Tendo em vista que o Parque se propõe a pensar em soluções que agreguem à comunidade, o diretor acredita que esse projeto também se enquadra nesse objetivo. “Mesmo que nesse exato momento não vá sair uma solução que será implementada, já são sementes que a gente vai plantando para que no futuro voltem como grandes empreendedores e para a cadeia do Parque.”, destaca ele.

Nova atuação
Recentemente o Pelotas Parque Tecnológico alterou seu estatuto, passando a atuar como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Isso significa que o local poderá concorrer a editais de fomento público para captar recursos de empresas e desenvolver projetos inovadores. Os ICTs são organizações sem fins lucrativos vinculadas a entidades públicas ou privadas. Essas têm como propósito principal a realização e o estímulo a pesquisas que criem soluções inovadoras e atendam de maneira eficiente às necessidades da sociedade.

União gera crescimento
Pelotas é reconhecida nacionalmente como uma cidade com grandes nomes na área de produção tecnológica e no desenvolvimento de serviços otimizadores. Percebendo esse crescimento local, já em 2012 era iniciado um projeto chamado Sou Web Pel (SWPx). Com objetivo de unir a comunidade para valorizar talentos locais e projetar a região, incentivando também a criação de novos produtos, o SWPx é uma comunidade que se reúne através de eventos para discutir tecnologia e inovação. Atualmente cerca de dois mil profissionais participam ativamente dos encontros.

“Ao longos desses 10 anos de existência do SWPx nós criamos diversos produtos como eventos, cursos, happy hours, collabs e hackthons para os mais variados públicos. Sempre tendo como centro da discussão a tecnologia, a comunicação e principalmente o empreendedorismo pelotense com suas mais variáveis formas e maneiras de se obter sucesso”, detalha o idealizador do projeto, Leonardo Branco. O pelotense é Product Manager na Melhor Envio, uma Logtech que hoje pertence ao Grupo Locaweb, mas que nasceu em Pelotas e foi uma das primeiras empresas com sede no Parque Tecnológico.

Ele conta que no último mapeamento realizado pelo SWPx foram localizados mais de 50 negócios, projetos ou serviços relacionados à tecnologia entre Pelotas e região. De acordo com o mesmo, a tendência é que esses números só cresçam com o passar do tempo. “Pelotas segue sendo um grande solo frutífero de bons talentos e de grandes iniciativas, o que seguirá por longos anos gerando frutos para nossa região e cada vez mais em espaços de tempo menores”, declara.
O próximo evento, o PelotasJS, será uma colaboração com a empresa Nav9 e está marcado para o dia 10 de agosto, às 18h30min. O encontro acontecerá na sede da Nav9, na Rua Antônio dos Anjos, 830. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @souwebpel.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com dois novos hospitais no horizonte, Pelotas enxerga novas perspectivas na saúde Anterior

Com dois novos hospitais no horizonte, Pelotas enxerga novas perspectivas na saúde

Em entrevista, Paula Mascarenhas diz: “Estamos em uma situação melhor” Próximo

Em entrevista, Paula Mascarenhas diz: “Estamos em uma situação melhor”

Deixe seu comentário