Celebração

Incra completa cinco décadas nesta quinta-feira

Autarquia promotora da reforma agrária no Brasil contabiliza 192 assentamentos federais no Estado, onde vivem 8,1 mil famílias

Divulgação -

O Incra completa 50 anos nesta quinta-feira (9) com a missão de executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A autarquia foi criada pelo Decreto-Lei nº 1.110/70 em substituição ao Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra), Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (Inda) e Grupo Executivo de Reforma Agrária (Gera). A estrutura inclui sede e 30 superintendências regionais nos 26 estados e no Distrito Federal.

Ao longo da história, o Incra implantou 192 assentamentos federais no RS, onde vivem aproximadamente 8,1 mil famílias. Uma das primeiras tarefas - o Projeto de Reassentamento de Agricultores Passo Real - deu origem ao município de Boa Vista do Incra, emancipado de Cruz Alta em 1996.

Também cumpre a atribuição de reconhecer projetos de assentamento executados por outras esferas possibilitando o acesso dos agricultores aos benefícios do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Aqui, são 142 assentamentos estaduais (3,7 mil famílias), 8 reassentamentos de barragens (286 famílias) e 2 municipais (21 famílias).

Além distribuir e demarcar os lotes, atua para proporcionar infraestrutura como energia elétrica, água, estradas e moradias. Também disponibiliza as linhas do Crédito Instalação, direcionadas às diferentes etapas de estruturação das famílias e das atividades produtivas nos lotes. Há ainda programas de apoio a agroindústrias e de comercialização dos produtos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aumenta número de contágios no Fragata Anterior

Aumenta número de contágios no Fragata

Projeto propõe multa para maus-tratos a animais Próximo

Projeto propõe multa para maus-tratos a animais

Deixe seu comentário